Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Três soldados mortos em atentado suicida talibã em Cabul

A Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF), liderada pela NATO, informou hoje que três soldados estrangeiros morreram esta manhã num ataque suicida em Cabul, que feriu pelo menos 13 civis afegãos.

Três soldados mortos em atentado suicida talibã em Cabul
Notícias ao Minuto

09:50 - 16/09/14 por Lusa

Mundo Afeganistão

O atentado, perpetrado numa viatura armadilhada contra uma coluna militar de forças estrangeiras, foi o primeiro em várias semanas na capital afegã, paralisada desde as eleições presidenciais de junho.

"Podemos confirmar que três membros da ISAF morreram na sequência de um ataque inimigo em Cabul hoje", informa um comunicado da força, sem identificar a nacionalidade das vítimas.

A explosão ocorreu por volta das 08:00 (04:00 em Lisboa), na hora de ponta, perto da entrada da embaixada norte-americana, um complexo fortificado instalado entre o aeroporto e o bairro onde estão localizadas, a algumas centenas de metros, outras embaixadas, uma base militar norte-americana e o Tribunal Supremo afegão.

"Um bombista suicida ao volante de uma viatura armadilha teve como alvo uma coluna de forças estrangeiras na estrada para o aeroporto", disse à AFP, Farid Afzali, da polícia de Cabul.

O atentado foi reivindicado via Twitter pelos rebeldes talibãs, que lutam desde o fim de 2001 contra o governo e os seus aliados da NATO.

Este é o primeiro atentado na capital afegã em várias semanas, numa altura em que a classe política do Afeganistão tenta pôr fim ao bloqueio entre os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais, Abdullah Abdullah e Ashraf Ghani, que reivindicam ambos a vitória.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório