Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia moçambicana revela novo caso de tráfico de órgãos

Três jovens comerciantes são suspeitos de raptar um rapaz de 12 anos no distrito de Mulumbo, Zambézia, centro de Moçambique, para lhe retirar os órgãos genitais e traficá-los para usos rituais, disse hoje à Lusa fonte policial.

Polícia moçambicana revela novo caso de tráfico de órgãos
Notícias ao Minuto

13:13 - 29/07/14 por Lusa

Mundo Zambézia

A vítima terá sido aliciada por um dos comerciantes, um vizinho com quem tinha afinidade, para ir apanhar lenha numa mata, quando outros dois cúmplices apareceram com uma faca e mutilaram o rapaz, relatou Elsídia Filipe, porta-voz do comando da Polícia da Zambézia.

"Depois de retirar os órgãos genitais, os criminosos abandonaram o adolescente desmaiado na mata e puseram-se em fuga", disse à Lusa a mesma fonte, acrescentando que dois dos suspeitos estão detidos e o outro foi morto durante a perseguição.

Elsídia Filipe disse que após recuperar os sentidos, a criança rastejou até à sua casa, de onde foi transportada para o hospital rural de Milange, uma região próxima do novo distrito de Mulumbo, onde são frequentes casos de crimes ligados a alegados rituais satânicos.

Em abril, um padre da Congregação Diocesana, escapou a um linchamento após ter sido surpreendido no cemitério de Tiquiniwa (Namuinho, norte de Quelimane) a praticar rituais obscuros alegadamente para enriquecimento ilícito.

O padre, que era diretor Espiritual do Seminário Agostinho, capelão da Universidade Católica de Moçambique e da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas de Quelimane, foi afastado pela Igreja mas escapou a um processo judicial.

A 13 de julho, a Polícia moçambicana deteve dois homens, um com 26 anos e outro com 30, encontrados na posse de um coração e órgãos genitais masculinos, no bairro de Zimpeto, arredores da capital do país.

Os homens, que assassinaram a vítima com golpes de machado em Dere (Zambézia, centro), pretendiam vender os órgãos em Maputo por 400 mil meticais (9.525 euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório