Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde propõe cimeira africana sobre inovação

O primeiro-ministro de Cabo Verde propôs hoje a realização de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) totalmente dedicada à Inovação no continente, tendo em vista o horizonte de 2050.

Cabo Verde propõe cimeira africana sobre inovação
Notícias ao Minuto

11:54 - 04/02/14 por Lusa

Mundo Primeiro-ministro

José Maria Neves, que falava no encerramento da sessão da abertura da Cimeira Sobre Inovação em África, que se prolonga até quinta-feira na Cidade da Praia, sugeriu que o encontro visará aprovar uma Agenda de Desenvolvimento "capaz de catalisar" a transformação num continente próspero em 2050.

"Só numa perspetiva integrada e de unidade potenciadora das capacidades e recursos nacionais, sub-regionais e continentais e indutora de programas complementares, articulados e integrados na inovação, crescimento e competitividade, África poderá transformar-se numa potência económica e em fonte de criação e inovação", afirmou.

Para José Maria Neves, África "não pode ficar de fora" do processo de inovação, sob pena de "não superar, com a velocidade desejável" e "com a sustentabilidade necessária", os condicionalismos da marginalidade e da dependência económica e anda falhar a entrada no círculo vicioso do crescimento e do desenvolvimento.

Segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, os grandes desafios são de vária ordem, entre eles a paz e estabilidade, integração e unidade da África, crescimento económico, promoção de emprego, aumento da produtividade e melhoria da competitividade, da democracia, liberdades, direitos e garantias dos cidadãos, do Estado de Direito, combate à pobreza e desigualdades e também de desenvolvimento.

"Estes desafios demandam da nossa geração de protagonistas africanos, da política, da economia, da sociedade, da cultura e da ciência, que o 'leitmotiv' seja a África em Transformação e que a palavra de ordem seja a inovação", sublinhou.

"Graças à inovação, África é, atualmente, um continente mais dinâmico. A performance económica do continente, olhando para os indicadores internacionais e fazendo o balanço comparativo do desempenho da economia mundial, é notável. Mantendo uma perspetiva transformacional, África tem um grande potencial de futuro", defendeu.

Nesse sentido, acrescentou, "aderir mais e melhor" ao movimento estimulador da inovação, é "crucial", o que permitirá "dar forma" às transformações que aguardam o continente africano e "conteúdo" às esperanças do renascimento africano.

"Sejamos inovadores, cada vez mais inovadores e, consequentemente, transformadores nas empresas, na administração, na educação, e na investigação enquanto países, transformações enquanto África", pediu José Maria Neves.

"Inovar para transformar e transformar para o desenvolvimento é a questão que se coloca hoje. Transformar rompendo com o paradigma da gestão da pobreza e do «status quo» e inovar no paradigma da criação da riqueza de base sustentável e socialmente distribuível", referiu.

A conferência da Cidade da Praia, promovida por uma pequena empresa cabo-verdiana, a Ihaba - Building Enterprises, liderada por José Brito, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, reúne na capital do arquipélago cerca de 250 especialistas em inovação de 30 países africanos.

Em destaque estão as presenças do Presidente do Ruanda, Paul Kagamé, e os ex-chefes de Estado de Moçambique Joaquim Chissano e de Cabo Verde Pedro Pires.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório