Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Perder peso é a solução? Nem sempre

Muitas pessoas com excesso de peso ou que sofrem de obesidade acreditam que bastava perder para que todos os seus problemas ficassem resolvidos, mas há coisas que perder peso não resolve.

Perder peso é a solução? Nem sempre
Notícias ao Minuto

18:00 - 05/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

Acha que se perdesse peso seria mais confiante, teria amor e seria melhor no trabalho? As coisas não funcionam bem assim e provavelmente até está a usar o excesso de peso como desculpa para não avançar e investir na sua vida.

Portanto, em vez de planear os seus objetivos para depois de perder peso, trabalhe na sua vida agora e tente perder peso durante ou depois desse processo.

O site Prevention falou com especialistas e revela as cinco coisas que perder peso não resolve:

1. A sua relação com a comida. Perder peso é só o início da aprendizagem que terá de fazer para comer melhor e ter um estilo de vida mais saudável. Mesmo que siga a dieta, pratique exercício físico e consiga perder peso, é preciso trabalhar a 'fome emocional' que pode pôr em risco todo o esforço feito. Melhorar a sua relação com a comida não depende dos quilos perdidos mas da aprendizagem interior que terá de fazer.

2. A sua vida amorosa. Se a sua relação amoroso não está a funcionar com o peso que tem atualmente, não vai melhorar depois de perder peso. Aliás, o mais provável até é que piore. A psicóloga Terese Weinstein Katz explica que “é comum que o parceiro fique ciumento e ressentido quando o seu mais que tudo está a mudar a forma como come e cuida de si”. A melhor forma de minimizar esta reação é ser transparente em relação aos motivos que o levam a querer peso e tentar acautelar as preocupações do seu parceiro.

3. O seu trabalho. Candidate-se ao emprego dos sonhos agora, não quando perder 10kg. Deixar a sua vida pendente por causa do peso só o vai fazer perder oportunidades.

4. Problemas de depressão e/ou ansiedade. Muitas pessoas com este tipo de problemas e excesso de peso acreditam que é o peso extra que os deixa assim e que mal percam esses quilos os sintomas de depressão e ansiedade desaparecem. Não é bem assim, estes problemas devem ser tratados e acompanhados por um especialista.

5. A sua auto-estima. Claro que perder alguns quilos pode contribuir para aumentar a sua auto-estima, mas depende muito mais da forma como se vê e como fala de si. Sem mudar a perspetiva negativa que tem de si e começar a dar-se valor, nem os quilos perdidos vão levantar-lhe a auto-estima o suficiente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório