Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Para muitos uma verdadeira praga. Saiba porque temos caspa

Afeta mais umas pessoas do que outras, mas se já alguma vez teve caspa sabe o quão chato e stressante pode ser este problema.

Para muitos uma verdadeira praga. Saiba porque temos caspa
Notícias ao Minuto

15:27 - 04/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

Dá comichão, é desconfortável e ainda fica visível em tudo o que é material escuro (desde as roupas ao tampo da secretária). Um verdadeiro pesadelo, não?

E pior, mesmo mudando de champô e tentando de tudo, acaba por voltar. Mas afinal, porque é que temos caspa.

A Dra. Rolanda J. Wilkerson, cientista a trabalhar para a Head & Shoulders, explicou ao Yahoo que a caspa se deve a duas coisas.

A primeira é um tipo de fungo que vive no couro cabeludo, chamado malassezia furfur, que toda a gente tem.

O Segundo fator é o sebo, um óleo natural produzido pelas glândulas sebáceas neste caso no couro cabeludo. E também toda a gente tem. Mas é a quantidade que tem e a taxa de produção que vai mudar a sua vida no que diz respeito à ocorrência ou não de caspa, claro.

O fungo malassezia furfur alimenta-se de sebo, produzindo um subproduto tóxico que vive no couro cabeludo. Este não é um problema a menos que o couro cabeludo seja muito sensível a este processo.

A especialista explica que “o couro cabeludo de uma pessoa que é geneticamente susceptível a responder à presença desse subproduto irá responder”, acelerando a produção de células da pele como forma de se proteger.

E este aumento da produção de células da pele significa mais células no couro cabeludo que se tornam em pequenos fragmentos de pele morta que caem a uma velocidade bastante superior ao normal.

Pode ainda dar-se a produção de histaminas, que são o que provoca a comichão.

A solução? Usar champô e condicionador especializado, com piritiona de zinco, que ataca o fungo e para as reações que provocam a caspa na sua origem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório