Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Quer deixar de fumar? Pare de uma vez

Há quem sugira ir reduzindo o número de cigarros que uma à medida que tentar largar o vício mas um estudo sugere que a melhor forma é mesmo parar de uma vez.

Quer deixar de fumar? Pare de uma vez
Notícias ao Minuto

13:03 - 16/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Estudo

Está a tentar deixar de fumar? Um estudo britânico sugere que quem larga este vício de uma vez e, portanto, abruptamente, tem mais probabilidades de conseguir deixar de fumar definitivamente do quem vai diminuindo a quantidade de cigarros fumados.

O estudo publicado no Annals of Internal Medicine mostrou que os voluntários que adotaram a medida drástica tiveram 25% mais sucesso em manter-se sem fumar seis meses depois, embora a maioria das pessoas tenha dito que preferiria parar gradualmente.

Segundo o NHS, serviço público de saúde britânica, é importante escolher uma data conveniente para deixar de fumar. Marque uma data e cumpra-a. Avisar os familiares e amigos do que vai fazer também pode ser um bom incentivo para não falhar.

O estudo contou com a participação de quase 700 voluntários britânicos, divididos em dois grupos: um parou de fumar abruptamente e outro, de forma gradual.

Seis meses depois, 15,5% dos voluntários do grupo da paragem gradual estava em abstinência, contra 22% do grupo mais drástico.

A Dra.Nicola Lindson-Hawley, uma das líderes do estudo da Universidade de Oxford, a redução gradual trazia reveses porque "as pessoas lutavam para reduzir (a quantidade de cigarros), e isso era mais trabalhoso (do que parar completamente) ".

Ainda assim, a investigadora destaca que acaba por ser mais benéfico para a saúde diminuir a quantidade de cigarros do que para de repente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório