Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Porque nos rimos quando alguém cai?

Seja no cinema, na televisão ou na vida real. Uma queda é sempre motivo de risada.

Porque nos rimos quando alguém cai?
Notícias ao Minuto

14:00 - 02/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Não é falta de educação, é sentido de humor. É desta forma que os especialistas defendem a frequência com que as pessoas se riem quando assistem alguém a cair.

“O riso aparece quando, no lugar da racionalidade cognitiva no nosso cérebro, está uma incongruência. Então, surge uma controvérsia que, ao ser detetada pelo cérebro, dá origem à libertação de dopamina como forma de recompensa”, explica, ao El País, Manuel Arias, neurólogo e coordenador do Grupo de Humanidades da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN).

O riso é o espelho do sentido de humor, algo que está presente em todas as pessoas, mas que pode assumir várias formas. “Cada pessoa tem o seu sentido de humor. Depende da cultura em que crescemos, da família, das amizades e da própria biografia e personalidade”, diz o psicólogo Eduardo Jáuregui, co-fundador da consultora espanhola Humor Positivo.

Mas enquanto uns se riem do que é comum e banal, outros riem-se do que irónico ou implica um jogo intelectual. Contudo, há um fator que faz com que ambos os se riam: as quedas.

“Não acho que haja diferentes sentidos de humor, existem apenas diferentes culturas. A essência da piada é a mesma em todos os lugares”, explica o professor e comediante Carlos Ramos, que adianta ainda que, apesar de não existir uma piada universal, uma queda provoca sempre mais risadas do que outras situações.

E perante uma queda, os danos conseguem ser maiores para o ego do que para os joelhos, conclui.

Mas com ou sem queda, rir é sempre o melhor remédio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório