Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Rir da desgraça alheia não é defeito. É feitio

Pequenas quedas, trambolhões e tropeções, nódoas na camisa feitas durante a hora do almoço, canecas de café entornadas junto ao computador. As desgraças alheias são sempre motivo de riso, mas será isso um sinal de ruindade?

Rir da desgraça alheia não é defeito. É feitio
Notícias ao Minuto

08:38 - 26/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Todas as pessoas riem das desgraças alheias, não as desgraças de grandes males, mas aquelas pequenas situações diárias como quedas. Este comportamento é comum, mas continua a ser alvo de reprovação por parte dos outros – em especial por parte de quem é motivo de ‘risota’.

Rir da desgraça alheia será um sinal de ruindade? Não. Ao El País, a psicanalista espanhola Monica Wuijano Sieber revela que as pessoas “sentem-se bem” com os percalços de terceiros devido a um “mecanismo de projeção inconsciente”, que permite “colocar os próprios medos na falha ou mal” de outra pessoa.

Contudo, este mecanismo não vem ‘por defeito’ nas pessoas. É uma questão de feitio, de personalidade e da forma como cada um encara o meio ambiente, estando, porém, mais associado a pessoas mais imaturas, com uma baixa-autoestima e que tendem a inferiorizar-se.

Porém, destaca a publicação, é importante saber distinguir este mecanismo da inveja sentida por outras pessoas. Afinal, aquelas que se riem da desgraça alheia não se riem dos grandes males (como o desemprego ou separação), mas sim de acontecimentos sem importância mas que deixaram os outros à mercê da falta de sorte.

Esta sensação de prazer perante a infelicidade de outra pessoa está relacionada com a competitividade, seja no futebol (quando o rival perde) ou no trabalho (quando se leva a melhor ou aquele colega insuportável escorrega junto ao frigorífico do refeitório).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório