Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Chuva de regresso e descida de temperaturas. O que esperar desta semana?

Valores da temperatura estão abaixo do esperado para o mês de maio. Saiba com o que contar esta semana.

Chuva de regresso e descida de temperaturas. O que esperar desta semana?
Notícias ao Minuto

09:31 - 13/05/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Depois de uma semana marcada pelo bom tempo e pelo calor em Portugal continental, ocorreu uma mudança no estado do tempo e a presente semana será marcada por aguaceiros e uma descida dos valores da temperatura, que estão abaixo do que é esperado para o mês de maio, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, na semana de 13 a 19 de maio, o estado do tempo é "influenciado pelo posicionamento de uma depressão junto às ilhas Britânicas, que irá induzir um fluxo de norte, trazendo uma massa de ar mais fresca sobre a Península Ibérica".

Assim, a semana "inicia-se com a passagem de um sistema frontal na segunda-feira, esperando-se a ocorrência de períodos de precipitação fraca ao longo de toda a semana, com estas situações a ocorrerem quase sempre a norte do sistema montanhoso Montejunto–Estrela".

Ainda assim, "a precipitação acumulada no final da semana deverá estar abaixo dos valores usuais para a época".

Segundo o site do IPMA, estes aguaceiros, que vão cair em especial nas regiões Norte e Centro, "serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela" a partir de quarta-feira. 

Quanto às temperaturas, "a semana deverá começar com uma descida dos valores", em continuação da descida que se iniciou no fim de semana. "Os valores da temperatura deverão oscilar ao longo da semana, estando abaixo, mas próximos dos valores climatológicos esperados para o mês de maio", frisa o IPMA.

A temperatura máxima "deverá variar entre 14°C e 25°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 19°C e 28°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 17°C e 26°C".

Quanto à temperatura mínima no território continental, "esta deverá situar-se entre 4°C e 10°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região Sul deverá ficar entre 7°C e 11°C e nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 10°C e 15°C". 

Leia Também: James Webb capta nebulosa 'Cabeça de Cavalo' com detalhe sem precedentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório