Um homem e uma mulher, de 48 e 46 anos, foram detidos na quinta-feira pela Guarda Nacional Republicana (GNR) pelos "crimes de roubo e burlas a idosos", na zona de Esposende. Ambos ficaram em prisão preventiva.
Em comunicado, a GNR explica que a investigação aos suspeitos tinha sido iniciada em abril, tendo sido possível apurar que o seu "modus operandi assentava no denominado 'conto do vigário'".
"Os burlões faziam-se passar por familiares ou pessoas conhecidas das vítimas e, sob pretexto da abertura de uma loja de compra e venda de ouro, solicitavam-lhes que permitissem fotografar objetos em ouro que transportavam consigo ou guardavam nas suas residências", lê-se.
Já na posse dos objetos em outro, "ludibriavam as vítimas, com idades compreendidas entre os 76 e os 94 anos, devolvendo-lhes outros objetos". Só mais tarde é que as vítimas se apercebiam ter sido enganadas.
De acordo com a GNR, os crimes ocorreram nos concelhos de Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.
Os suspeitos foram detidos após "cometerem um roubo por esticão na localidade de Mar, no concelho de Esposende".
A GNR dá ainda conta de "foi possível associar os suspeitos a outros roubos por esticão na via pública". Foram apreendidos dois telemóveis, 150 euros em numerário, uma máquina fotográfica, objetos em ouro, uma caçadeira, uma carabina, uma pistola, 157 munições de diferentes calibres e vários objetos utilizados para enganar os idosos.
Os detidos, que foram presentes ao Tribunal Judicial de Guimarães, já conheceram as medidas de coação, sendo que lhes foi aplicada prisão preventiva.
Leia Também: Prisão preventiva para seis dos 13 detidos em Aveiro e Porto