Homem tenta asfixiar mulher. Filho de 12 anos pediu ajuda pelo 112

Aconteceu em Leiria. Um homem tentou asfixiar a mulher e foi impedido pelo filho mais velho, de 21 anos, que viria a ameaçar com uma faca de cozinha. Ao mesmo tempo, outro filho do casal, com 12 anos, pediu ajuda através do 112.

PSP, Polícia de Segurança Pública

© ShutterStock

Notícias ao Minuto com Lusa
05/07/2025 09:10 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Leiria

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve em flagrante, no passado dia 1 de julho, em Leiria, um homem, de 49 anos, suspeito do crime de violência doméstica, foi este sábado anunciado. 

 

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Comando Distrital de Leiria da PSP revela que a força de segurança foi alertada cerca das 00h15 desse dia, por um menor de 12 anos, via 112.

Segundo denunciou a criança, "estariam a decorrer agressões entre os seus progenitores".

Quando os agentes chegaram ao local, "o agressor já se encontrava no exterior da residência" a aguardar a chegada da força de segurança, revela a mesma nota. Após uma revista sumária, foi apreendida ao suspeito "uma faca de cozinha, que se encontrava dissimulada no seu bolso das calças". 

Ao contactar com a vítima, uma mulher, de 42 anos, a PSP apurou que esta tinha chegado a casa e tinha-se deparado "com o suspeito agressivo", que "tentou asfixiá-la agarrando-lhe o pescoço"

"Com os gritos que se faziam ouvir, os filhos do casal acordaram sobressaltados, tendo um deles, com 21 anos de idade, colocando-se entre os progenitores. Aquando deste impedimento de agressão, o suspeito conseguiu apoderar-se de uma faca de cozinha, ameaçando o filho com a mesma", lê-se na nota da força de segurança.

O suspeito veio a ser detido por polícias da Esquadra de Leiria pelas 04h18. 

O homem foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada, além de Termo de Identidade e Residência, a medida de coação de proibição de contactos com a vítima por qualquer meio, revela ainda a PSP.

Recorde-se que, só o ano passado, foram detidas pela PSP 1.281 pessoas pelo crime de violência doméstica, o que corresponde a um aumento de 32% em relação ao ano passado, e registadas 15.781 queixas, um aumento de 1,8%.

A PSP alerta para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de violência doméstica, frisando que "todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança e de proteção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto".

Esta força de segurança indica que as queixas de violência doméstica podem ser feitas por qualquer pessoa através do mail "violenciadomestica@psp.pt" ou de modo presencial nas esquadras da PSP.

Os comportamentos violentos, físicos, verbais ou psicológicos consubstanciam o crime de violência doméstica.

----

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;

Via telefónica, através do número de telefone: 112;

No Posto da GNR ou da PSP mais próximo à sua área de residência;

Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Através do e-mail da PSP: "violenciadomestica@psp.pt"

Leia Também: Homem detido pela PJ por abuso sexual de enteada de 12 anos em Sintra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas