Se quer aproveitar o sábado ao ar livre, há boas notícias para si. O dia será de céu pouco nublado ou limpo na generalidade do território continental, embora se esperem aguaceiros dispersos no interior durante a tarde, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o sábado será de "céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais
nebulosidade no interior, em especial durante a tarde, e em alguns locais do litoral até ao fim da manhã".
Há "possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior Norte e Centro, mais prováveis no nordeste transmontano durante a tarde".
O vento vai soprar "em geral fraco do quadrante oeste, rodando gradualmente para o quadrante norte e tornando-se fraco a moderado (15 a 30 km/h) a partir do fim da manhã, por vezes forte (até 45 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas".
Hoje, ocorrerá ainda uma "pequena descida" da temperatura máxima no Norte e Centro, em especial no litoral, e "pequena subida" na região Sul.
As máximas vão variar entre os 36ºC, em Évora, e os 25ºC, em Aveiro. Já as mínimas vão oscilar entre os 22ºC, em Vila Real, e os 15ºC, em Setúbal.
De realçar que sete dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à continuação de tempo quente: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Onda de calor vai continuar
Ontem, o IPMA divulgou a previsão do estado do tempo para a próxima semana, entre os dias 7 e 13 de julho, em Portugal continental, admitindo a continuação do tempo quente.
Segundo o IPMA, "prevê-se a continuação da onda de calor até meio da próxima semana no Interior", região onde a "temperatura máxima irá variar entre 30ºC e 39ºC toda a semana, podendo atingir pontualmente 40ºC nos vales do Douro e do Tejo". Já na faixa costeira, "a temperatura máxima irá variar entre 25 e 32°C".
Quanto a temperatura mínima, "será superior a 15°C em todo o território do continente, prevendo-se noites tropicais (valores entre 20 e 22°C) no Litoral Norte, na fronteira Centro e Sul, e no sotavento Algarvio na primeira metade da semana"
Segundo o IPMA, "a partir do meio da semana prevê-se a ocorrência de nevoeiro matinal, mais frequente no Litoral Oeste".
Sublinhe-se que Portugal tem enfrentado uma onda de calor ao longo dos últimos dias. No fim de semana passado, cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram os seus anteriores máximos históricos de temperatura máxima para o mês de junho.
No domingo, foi atingido em Mora, Évora, um novo extremo absoluto para o mês de junho em Portugal continental, com a estação meteorológica a marcar 46,6ºC.
As 31 estações, de um total de 90, em que foram alcançados ou ultrapassados máximos foram, além de Mora, Alvega com 46ºC (último máximo era de 45,4ºC), seguido de Alvalade, Coruche, Tomar, Pegões, Avis, Mértola, Santarém, Amareleja, Reguengos, Beja, Proença a Nova, Zebreira, Alcoutim, Estremoz, nelas, Chaves, Cabeceira de Bastos, Moimenta da Beira, Arouca, cabril, Zambujeira, Vila Real, Viseu, Pampilhosa da Serra, Vinhais, Lamas de Mouro, Foía e Montalegre, que alcançou os 34,4ºC (anterior máximo tinha sido de 34ºC em 20 de junho de 2003.
Na estação de Portalegre foi também ultrapassado, no domingo, o anterior máximo absoluto da temperatura mínima do ar, em junho, com 31,5ºC.
De acordo com os dados do IPMA, ainda no domingo, cerca de 82% das estações meteorológicas registaram valores de temperatura máxima do ar superiores a 35°C e cerca de 37% das estações meteorológicas alcançaram valores de temperatura máxima do ar superiores a 40°C.
O dia 29 foi o mais quente do mês com um valor médio de temperatura máxima de 38,5°C (desvio em relação à média mensal de +11,8°C) e um valor médio de temperatura mínima de 28,7°C (desvio em relação à média mensal de +8,4°C).
Leia Também: Onda de calor em Portugal vai continuar "até meio da próxima semana"