Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas criam gelado que (quase) não derrete

É o sonho de qualquer criança num dia de calor: comer um gelado saboroso e que não se derreta passadas três lambidelas. A ciência já fez a sua parte para concretizar este desejo infantil.

Cientistas criam gelado que (quase) não derrete
Notícias ao Minuto

07:04 - 01/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doce

Cait MacPhee e Nicola Stanley-Wall são duas cientistas gulosas, gulosas ao ponto de criarem a proteína perfeita para a confeção do gelado que vai agradar a miúdos e graúdos. Trata-se de um gelado que não se derrete facilmente, que é igualmente saboroso e contém menos calorias e gorduras saturadas do que os tradicionais

Conta o The Telegraph que estas duas cientistas das universidades de Edimburgo e Dundee perceberam recentemente que a proteína BslA pode ser usada como “ingrediente” chave para que o gelado não se derreta passados escassos minutos, tal como acontece com os que são comercializados até hoje, sejam à base de leite ou de gelo.

Esta proteína – produzida através de uma bactéria inofensiva, mas naturalmente presente em alguns alimentos comummente consumidos – é capaz de manter os cristais de gelo unidos durante mais tempo e será adicionada aos gelados, que passarão a ter uma textura cremosa, mas semelhante à de um pudim, como explica a publicação.

A bactéria BslA tem sido produzida com a ajuda do Centro de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas e do Conselho de Investigação de Biotecnologia e Ciências Biológicas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório