Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fábrica em Arcos de Valdevez começou a recrutar

A multinacional francesa Eurocast, que está a instalar em Arcos de Valdevez uma fábrica orçada em 23,4 milhões de euros, começou o processo de recrutamento de 130 trabalhadores daquele concelho para iniciar a laboração em agosto.

Fábrica em Arcos de Valdevez começou a recrutar
Notícias ao Minuto

14:00 - 29/04/15 por Lusa

Economia Emprego

Em declarações à agência Lusa, fonte da Câmara Municipal adiantou que ter sido realizada este mês "uma sessão de apresentação da empresa aos desempregados do concelho, inscritos no Centro de Emprego".

Aquela iniciativa, realizada no passado dia 24, envolveu os responsáveis da multinacional francesa, a autarquia, o Centro de Emprego, os dois centros de formação profissional existentes no concelho e destinou-se a trabalhadores com formação nas áreas de metalurgia, metalomecânica e da fundição.

O objetivo, de acordo com a autarquia, foi sensibilizar os trabalhadores para uma pré-inscrição nas ações de formação profissional que vão ser realizadas, e que, poderão vir abrir perspetivas de emprego na nova unidade de produção de componentes para automóveis.

Os trabalhadores inscritos irão receber formação no Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), e no Centro de Formação Profissional da Indústria de Fundição (CINFU).

A construção daquela fábrica obrigou à alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), atualmente em consulta pública, e que prevê o alargamento, em seis hectares, do parque empresarial de Mogueiras.

Anteriormente à Lusa, o autarca social-democrata João Esteves, explicou que além da instalação da multinacional francesa o alargamento daquele parque empresarial vai permitir criar "espaços adjacentes para um conjunto de outras pequenas e médias empresas que manifestaram intenção em instalar-se naquela zona empresarial".

"O novo objetivo é contribuir para o dinamismo económica do concelho e para a criação de emprego", sustentou.

O projeto de investimento da multinacional francesa Eurocast, "já declarado de interesse municipal" vai ser, segundo o autarca, "importante para o concelho e para toda a região do Alto Minho".

"Vai junta-se a um conjunto de outras unidades industriais que trabalham na área dos componentes automóveis e que são grandes fornecedores da fábrica da fábrica da PSA de Vigo e da Renault de Valladolid, na Galiza", explicou na ocasião.

O projeto prevê a ocupação de uma área de terreno de 28.650 metros quadrados, no parque empresarial de Mogueiras, um dos três existentes no concelho.

João Esteves disse que o investimento da multinacional francesa "resultou da relação de proximidade que a Câmara mantém com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP, e com os empresários que já estão instalados no concelho".

"Neste processo de captação deste investimento estiveram envolvidos diretores de fábricas de componentes para automóveis, já instaladas no concelho, e com ligação a França", frisou,

Entre as vantagens concedidas pelo município, adiantou o preço "altamente competitivo" praticado pela autarquia na aquisição do terreno infraestruturado na zona industrial de Mogueiras, bem como o apoio no licenciamento da nova unidade, e ainda "os benefícios fiscais decorrentes do investimento em Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório