Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Arménio Carlos apela à mobilização nos transportes

O secretário-geral da CGTP apelou hoje à mobilização dos trabalhadores dos transportes públicos e anunciou a realização de um Conselho Nacional a 7 de outubro para decidir uma ação de luta nacional contra as políticas do Governo.

Arménio Carlos apela à mobilização nos transportes
Notícias ao Minuto

19:04 - 23/09/14 por Lusa

Economia CGTP

"Apelo a todos para que promovam em cada empresa a discussão das políticas económicas e sociais que o Governo tem vindo a aplicar e das que estão em preparação. A CGTP já marcou uma reunião do seu Conselho Nacional para 7 de outubro para se decidir o que fazer após a apresentação do Orçamento do Estado para 2015, a 15 de outubro", disse Arménio Carlos.

O sindicalista falava num encontro de representantes dos trabalhadores dos transportes e comunicações, que se realizou em Lisboa para discutir as consequências das privatizações no setor.

Arménio Carlos considerou o encontro "muito importante, porque é já um sinal das respostas a dar ao Governo e às administrações das empresas e um contributo para alargar a informação sobre o setor à opinião pública e aos utentes".

"É importante que todos saibam que as empresas de transportes públicos são património de todos e, com a nossa luta, estamos a defender os direitos de todos e a melhoria dos serviços prestados", disse.

O líder da Intersindical defendeu a necessidade de todos os trabalhadores lutarem para resolver os problemas do seus setor ou empresa, mas também pelo caderno reivindicativo da CGTP, que diz respeito a todos, integrando o aumento do salário mínimo e dos salários em geral, o respeito pela contratação coletiva e pelos direitos adquiridos.

"Não podemos desistir", afirmou.

Arménio Carlos explicou à agência Lusa no final do encontro que os dirigentes e ativistas sindicais da CGTP vão desdobrar-se em contactos com os trabalhadores de todos os setores para os auscultar e ver qual a sua disponibilidade para aprofundar a luta.

"Até dia 7 vamos auscultar os trabalhadores, recolher opiniões e os contornos da luta serão determinados em função dessa auscultação", afirmou.

Os mais de 100 participantes no encontro de hoje aprovaram uma resolução "em defesa do trabalho com direitos, do serviço público e da soberania nacional", que prevê que os dias 9 e 10 de outubro sejam dedicados a ações de contacto, esclarecimento e debate com os trabalhadores e com os utentes dos transportes públicos.

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro vão realizar-se ações de luta em todas as empresas de transportes.

O coordenador da Federação dos Sindicatos do setor (Fectrans), José Manuel Oliveira, explicou à Lusa que as ações de luta vão ser decididas caso a caso, conforme a situação das empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório