Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sonangol com direitos de exploração de petróleo em Angola

O Executivo angolano aprovou hoje, em reunião do Conselho de Ministros, a atribuição da concessão dos direitos de exploração petrolífera nas zonas terrestres das Bacias do Baixo Congo e Kwanza à empresa pública Sonangol.

Sonangol com direitos de exploração de petróleo em Angola
Notícias ao Minuto

21:25 - 27/08/14 por Lusa

Economia Novos campos

De acordo com um comunicado emitido no final da reunião, orientada pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, esta concessão visa a atividade de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos.

Envolve a exploração nos denominados blocos KON2, KON4, KON11 e KON12 e permitirá à concessionária nacional proceder a uma avaliação preliminar dos recursos existentes e determinar o seu potencial, além de "maximizar as reservas petrolíferas para os próximos anos e promover a inserção do empresariado nacional no setor petrolífero".

A concessionária angolana Sonangol vai licitar no próximo ano 12 blocos para exploração de petróleo 'offshore', que acrescem a outros dez em terra e já em processo de licitação, segundo informação confirmada à Lusa, em junho, pela petrolífera estatal.

Dos novos blocos a licitar em 2015, sete estão localizados na bacia do Namibe (Sul do país) e cinco na do Baixo Congo (Norte).

Enquanto concessionária nacional, a Sonangol é responsável por estes concursos e tem em curso o leilão de outros dez novos blocos nas bacias terrestres dos rios Kwanza e Congo, que podem representar mais de metade das reservas conhecidas de Angola.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo na África Subsaariana e o Executivo fixou a meta de atingir os dois milhões de barris por dia. Contudo, atualmente, essa produção rondará ainda os 1,6 milhões de barris de petróleo diários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório