Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

“Proposta de Orçamento é a única possível e não tem qualquer margem de manobra”

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou esta segunda-feira que “recuar agora e desperdiçar o esforço até agora seria incompreensível”, e vincou que a proposta de Orçamento hoje entregue é a “única possível” na sequência do quinto exame à implementação do programa de ajustamento português. Gaspar falou hoje num aumento de impostos “muito significativo” no próximo ano e vincou que Portugal não tem "qualquer margem de manobra".

“Proposta de Orçamento é a única possível e não tem qualquer margem de manobra”
Notícias ao Minuto

18:20 - 15/10/12 por Eudora Ribeiro

Economia Gaspar

“Esta proposta de orçamento é a única possível na sequência do quinto exame regular”, afirmou Vítor Gaspar em conferência de imprensa, frisando que “não temos qualquer margem de manobra” e que “pôr em causa o orçamento é por em causa o próprio programa de ajustamento”.

Depois de ter falado num “enorme aumento de impostos” contemplado no Orçamento do Estado para o próximo ano, Vítor Gaspar admitiu hoje que o “aumento da carga fiscal no próximo ano é muito significativo”.

O ministro das Finanças afirmou que o défice será de 7,5 mil milhões de euros em 2013, o equivalente a 4,5% do PIB, precisamente o limite para o ‘buraco’ das contas públicas para o próximo ano aprovado por Bruxelas.

Gaspar admitiu que “o esforço de ajustamento persistirá até 2015” e frisou que “dois terços das medidas do OE já estavam previstas”.

Ao falar no Ministério das Finanças, o governante repetiu que será reposto o subsídio de Natal aos funcionários públicos, mantendo-se a suspensão do de férias”. Já no caso dos pensionistas, será reposto um dos subsídios e 10% do outro subsídio que foi cortado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório