Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'Benfiquista' Jesus tem registo favorável frente ao Marítimo

Jorge Jesus vai defrontar o Marítimo pela 16.ª vez enquanto treinador do Benfica, na final da Taça da Liga de futebol, com um histórico que lhe é claramente favorável, apesar de ter começado a empatar, precisamente na estreia.

'Benfiquista' Jesus tem registo favorável frente ao Marítimo
Notícias ao Minuto

10:20 - 27/05/15 por Lusa

Desporto Taça da Liga

Jorge Jesus vai defrontar o Marítimo pela 16.ª vez enquanto treinador do Benfica, na final da Taça da Liga de futebol, com um histórico que lhe é claramente favorável, apesar de ter começado a empatar, precisamente na estreia.

Desde que chegou à Luz, em 2009, Jesus encontrou o conjunto insular em 15 ocasiões, divididas por I Liga (12), Taça da Liga (duas) e Taça de Portugal (uma), tendo somado 12 triunfos, um empate e duas derrotas.

Já o atual técnico do Marítimo, Ivo Vieira, perdeu os dois confrontos que disputou diante do Benfica: o primeiro ao comando do Nacional (2-0), em 2011/12, e o outro no passado sábado, ao serviço dos maritimistas (4-1).

A única igualdade (1-1) que Jorge Jesus somou neste historial aconteceu na estreia oficial pelas 'águias', na primeira jornada do campeonato 2009/10.

No Estádio da Luz, os insulares adiantaram-se no marcador, numa grande penalidade convertida por Alonso, à qual viria a responder o suplente Weldon, que repôs a igualdade, a quatro minutos do fim, depois de Cardozo desperdiçar uma grande penalidade.

O encontro da segunda volta terminou com uma goleada benfiquista (5-0), no Funchal, naquela que seria a primeira de quatro vitórias seguidas de Jesus frente aos 'verde-rubros' (três no campeonato e uma na fase de grupos da Taça da Liga), que antecederam a primeira derrota, nos quartos de final da Taça de Portugal de 2011/12.

Nesse encontro, disputado a 12 de dezembro de 2011, os 'encarnados' marcaram primeiro, por intermédio de Saviola, mas, no segundo tempo, Roberto Sousa e Sami operaram a reviravolta, afastando o conjunto da Luz da prova.

Na mesma época (2011/12), Jesus reencontrou o Marítimo em mais três situações, vencendo os dois jogos do campeonato (1-0 na Madeira e 4-1 em Lisboa) e o da fase de grupos da Taça da Liga (3-0 na Luz).

Em 2012/13, o Benfica voltaria a bater os insulares em ambos os jogos da I Liga, mas, na primeira ronda da edição 2013/14 da prova, Jesus sofreu o segundo desaire pelos 'encarnados' (2-1), no Estádio dos Barreiros, graças aos tentos de Derley, atualmente nas 'águias', e Sami, tendo Rodrigo apontado o tento solitário dos visitantes.

A decisão da Taça da Liga de 2014/15 será o terceiro encontro entre lisboetas e madeirenses na atual temporada, tendo o Benfica vencido os dois anteriores por números 'dilatados' (4-0 fora e 4-1 em casa).

Depois de uma estreia 'apadrinhada' pelos madeirenses, Jorge Jesus até poderá despedir-se do clube da Luz frente ao mesmo adversário, uma vez que termina contrato no final desta época e ainda não renovou pelos bicampeões nacionais.

Por outro lado, e antes de assumir o 'banco' do Benfica, o técnico já tinha defrontado o Marítimo 16 vezes (todas no campeonato), por sete clubes diferentes: Felgueiras, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, União de Leiria, Belenenses e Sporting de Braga.

Desse histórico 'pré-Benfica', sobressaem apenas quatro vitórias, duas pela formação do Restelo (4-1 e 2-0 em 2006/07), uma pelo Felgueiras (2-0 em 1995/96) e outra pelo Estrela da Amadora (1-0 em 1998/99).

A final da Taça da Liga, entre Benfica e Marítimo, está marcada para sexta-feira, pelas 19:45, no Estádio Cidade de Coimbra, com arbitragem de Carlos Xistra.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório