Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 28º

Orquestra Sinfónica do Porto enche sala em Madrid

A Orquestra Sinfónica do Porto volta hoje a encher o Auditório Nacional de Música em Madrid, pelo terceiro ano consecutivo, num concerto que vai ter na primeira parte obras de Joly Braga Santos e Pedro Amaral.

Orquestra Sinfónica do Porto enche sala em Madrid
Notícias ao Minuto

19:01 - 08/10/15 por Lusa

Cultura Concerto

Em declarações à Lusa a partir de Madrid, o diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco recordou ser o terceiro ano seguido em que a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música se desloca à capital espanhola e que todos os anos tem levado "programas contrastantes", que incluem "sempre obras de compositores portugueses, o que tem sido muito bem acolhido pelo público que enche sempre a sala".

A primeira parte do concerto vai arrancar com a "Abertura Sinfónica n.º3, op. 21" de Joly Braga Santos, "discípulo de Luís de Freitas Branco" falecido em 1988, seguindo-se "Transmutations pour Orchestre, la bibliothèque en feu", de Pedro Amaral, compositor nascido em 1972.

Por outro lado, a segunda parte do concerto vai consistir na Sinfonia n.º 5 de Dmitri Chostakovitch, "uma das grandes obras do reportório sinfónico mundial, o tipo de reportório em que a orquestra está à vontade", explicou António Jorge Pacheco.

A direção musical vai estar a cargo do maestro titular da Orquestra Sinfónica do Porto, Baldur Brönnimann.

"A orquestra tem vindo a incrementar as atuações fora de portas. Nas últimas temporadas apresentou-se nas mais prestigiadas salas de concerto de Viena, Estrasburgo, Luxemburgo, Antuérpia, Roterdão, Valladolid, Madrid e no Brasil, e é regularmente convidada a tocar em Santiago de Compostela e no Auditório Gulbenkian", recordou a Casa da Música em comunicado, que sublinhou que a deslocação a Madrid foi viabilizada pelo apoio da Sonae.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório