Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 28º

Castelo alentejano de Évoramonte "palco" de instalação de artista

O artista australiano Jonathan Roson, que se encontra em residência artística no Alentejo, começou hoje a criar uma instalação no Castelo de Évoramonte, concelho de Estremoz (Évora), relacionada com a história do monumento e a envolvente.

Castelo alentejano de Évoramonte "palco" de instalação de artista
Notícias ao Minuto

12:00 - 05/08/15 por Lusa

Cultura Austrália

O artista está a realizar a sua segunda residência artística na Herdade da Marmeleira, em Évoramonte, a convite da Fundação OBRAS e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), depois de uma primeira experiência em maio de 2014.

O seu projeto para a criação de uma instalação "site-specific" (no próprio local) na torre/paço do Castelo de Évoramonte arrancou hoje e vai estar em andamento até ao próximo dia 13, explicou hoje a DRCAlen.

Este trabalho artístico intitula-se "Wired" e, segundo a Direção Regional de Cultura, está "relacionando com a história daquele castelo e da sua envolvente", ficando patente ao público até 16 de setembro.

Jonathan Roson é um artista emergente, nascido em Sydney, na Austrália, e que, atualmente, está a viver e a trabalhar em Londres (Inglaterra).

O artista, realçou a DRCAlen, tem produzido exposições e tem realizado residências artísticas na Austrália, Reino Unido, Canadá e Portugal.

No ano passado, aquando da sua primeira visita à herdade alentejana da Fundação OBRAS, que promove residências artísticas, criou vários objetos esculturais, com resíduos de pedreiras de mármore de Estremoz.

Jonathan Roson, na mesma ocasião, produziu ainda instalações, com ferro de uma linha ferroviária abandonada, e intervenções na paisagem, através do corte de padrões na erva alta em campo aberto.

O mais recente projeto deste artista, intitulado "Gymea Untitled" (2015), é uma instalação "site-specific" que foi realizada na Galeria Regional de Hazelhurst, na Austrália.

Tratou-se do "resultado da investigação de um conjunto de objetos, da sua relação com o espaço e com o público específicos e do evoluir diário do processo artístico", resumiu a DRCAlen.

Nesse trabalho no seu país de origem, "ao longo de três semanas, os espetadores foram convidados a interagir abertamente com o artista e a ver a instalação crescer".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório