Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Festival de Almada abre com peça da vida Christoph Marthaler

A peça "King size", encenada pelo suíço Chritoph Marthaler, abre hoje, na Escola D. António da Costa, em Almada, a 32.ª edição do Festival de Teatro, que, ao longo de 14 dias, apresentará 54 espetáculos naquela cidade e em Lisboa.

Festival de Almada abre com peça da vida Christoph Marthaler
Notícias ao Minuto

08:36 - 04/07/15 por Lusa

Cultura Teatro

A edição deste ano do Festival de Teatro vai passar pelos palcos do Teatro Municipal Joaquim Benite, do Fórum Romeu Correia, do Teatro-Estúdio António Assunção e da Sociedade Incrível Almadense, em Almada, enquanto em Lisboa as peças subirão aos palcos do Teatro Nacional D. Maria II, aos dois auditórios do Centro Cultural de Belém, ao Teatro da Trindade, que este ano regressa ao certame, à Culturgest e aos teatros da Politécnica e do Bairro.

"King size", que será legendada em português, é levada à cena pela companhia do Théâtre Vidy-Lausanne e é uma peça musical em que, ao piano ou à capela, se canta Schumann, Wagner, Mozart e Jackson Five, construindo uma dramaturgia representativa da "constante evolução e metamorfose" da vida.

Trata-se de uma peça em que a ação se situa num quarto de hotel com uma cama gigante - "King size" -, cenário que um jovem casal de atores partilha, ora com uma pianista careca, que todas as manhãs se penteia, ora com uma inquietante velhinha, que vai atravessando a cena em busca da sua caixa de ansiolíticos.

A decorrer até dia 18, a 32.ª edição do Festival de Almada tem um orçamento de 769.086 euros - 257.729 dos quais da Câmara de Almada, 175.168 da Secretaria de Estado da Cultura e 336.189 fruto de parcerias, apoios e receitas próprias.

Nas palavras do seu diretor, Rodrigo Francisco, esta é uma "edição rara" do Festival de Almada, já que "não é muito comum concentrar, num ano, tantos e tão bons criadores teatrais", como Peter Stein, Christoph Marthaler, Katie Mitchell, Mathias Langhoff e Luís Miguel Cintra, entre outros, e companhias como o Berliner Ensemble, fundada por Bertolt Brecht em 1949.

O encenador Rogério de Carvalho é a personalidade homenageada na edição deste ano, que integra um ciclo dedicado ao novíssimo teatro espanhol, em que a oficina de teatro "O sentido dos mestres", nos dias 07, 08 e 09, na Casa da Cerca (Almada), é dirigida pelo encenador alemão Peter Stein.

Exposições, colóquios, debates e 'workshops' integram ainda esta edição do festival, que assinala também as comemorações dos dez anos do Teatro Municipal Joaquim Benite.

O primeiro dia do festival conta ainda com os espetáculos de rua Retimbar (Cacilhas e Escola D. António da Costa) e dos Summer Jazz Quartet (Escola D. António da Costa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório