Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jeanine Meerapfel vai presidir a Academia das Artes de Berlim

A cineasta argentino-alemã Jeanine Meerapfel tornou-se hoje a primeira mulher eleita para dirigir a Akademie der Künste (Academia das Artes) de Berlim, instituição fundada há mais de três seculos com o intuito de promover a cultura.

Jeanine Meerapfel vai presidir a Academia das Artes de Berlim
Notícias ao Minuto

19:00 - 30/05/15 por Lusa

Cultura Cineasta

Segundo comunicado da instituição, citado pela agência noticiosa Efe, os membros da Academia elegeram a argumentista e produtora cinematográfica como presidente, e a escritora e dramaturga Kathrin Röggla, como vicepresidente.

Nascida em Buenos Aires em 1943, Meerapfel estudou na Escola de Jornalismo portenha, e, em 1964, mudou-se para a Alemanha, onde começou a estudar cinema na Escola de Ulm.

Distinguida com váriso galardões ao longo da carreira, Jeanine Meerapfel recebeu, em 2012 o Prémio de Honra, pela totalidade da sua obra, do Festival de Innsbruck, na Áustria.

A Akademie der Künste, fundada em 1696, recebe anualmente 18 milhões de euros do orçamento de Estado alemão, e é constituida por 404 membros, entre os quais, Ai Weiwei, Bob Dylan, Bruce Naumann e Win Wenders.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório