Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Visual retro dos anos 70 domina moda italiana

As marcas italianas Prada, Gucci, Etro ou Max Mara apostaram no estilo 'vintage' para as suas coleções de pronto-a-vestir, que estarão na rua na primavera-verão 2015

Visual retro dos anos 70 domina moda italiana
Notícias ao Minuto

12:02 - 23/09/14 por DN

Cultura Coleção

"Esta coleção revive a beleza dos tecidos e acaba por se confrontar com o passado, assumindo-o sem nostalgia ou receios de não se estar a inovar. É uma coleção de moda feita com a sua própria herança", afirmou Miuccia Prada após o desfile na Semana da Moda de Milão, em que ocupa o cargo de diretora artística desde os finais dos anos 70 da marca fundada pelo seu avô no início do século passado (1913).

A beleza estética e a riqueza criativa desta década, em que o amor livre era celebrado quase sem limites, voltam a dominar as passerelles das semanas de moda internacionais, em particular a de Milão. Mistura de texturas com tecidos tradicionais, estampagens de motivos étnicos, mistura de cores vivas e relaxantes, como o azul ou o verde, em peças que proporcionam liberdade de movimentos e revelam algumas partes do corpo, sem o vulgarizar, são as tendências da próxima primavera-verão 2015.

Assistir às propostas de Frida Giannini para a Gucci foi quase como que entrar numa loja vintage, valorizada pela qualidade construtiva das peças e das matérias-primas utilizadas. Mas os anos 70 também estiveram em destaque nas coleções da Etro e Max Mara.

Noutras semanas de moda internacionais, como a de Londres em que Tom Ford explora a estampagem psicadélica, ou com Tommy Hilfiger na Semana da Moda de Nova Iorque, a tendência manteve-se. Agora, Paris é a cidade que se segue.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório