Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Associação Portuguesa de Museus com novos corpos sociais

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) elegeu, na segunda-feira, novos corpos sociais, tendo sido eleito para presidente da Assembleia Geral o museólogo António Nabais e, para a direção, João Neto, foi hoje divulgado.

Associação Portuguesa de Museus com novos corpos sociais
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/05/14 por Lusa

Cultura Eleições

De acordo com o presidente da APOM, que vai assim cumprir novo mandato, a única lista apresentada foi aprovada por unanimidade.

Ainda na mesa da Assembleia Geral, foi eleito vice-presidente o professor universitário Manuel Furtado Mendes, e como primeira e segunda secretárias Maria José Santos (Museu Municipal de Penafiel) e Amélia Ricon Ferraz (Museu da Medicina Maximiano Lemos).

Na direção, além do presidente, João Neto (Museu da Farmácia), ficam, como vice-presidente, Pedro Inácio (Arquivo Histórico da EPAL) e, como secretária-geral, Aida Rechena (Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e Museu da Guarda).

Como vogais, foram eleitos David Santos (Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado), Teresa Oliveira (Castelo de S. Jorge) e Patricia Remelgado (Porto Museus)

Para as delegações da APOM foram eleitos a museóloga Maria da Luz Sampaio (norte), Gonçalo Cardoso (Museu de Arte Sacra e Etnologia, para a delegação centro), a investigadora e professora universitária Maria Luísa Francisco (sul), Maduro Dias (Museu de Angra do Heroísmo, Açores), e Teresa Pais (Museu Quinta das Cruzes, Madeira).

A APOM, que celebra 50 anos em 2015, distingue desde 1997 museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor com prémios anuais.

Os prémios são atribuídos para "incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus", segundo a associação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório