Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Fotografias de bombeiro queimado removidas pelo Facebook… duas vezes

As fotografias foram publicadas por um amigo para marcar o 60º aniversário do bombeiro.

Foram removidas do Facebook por duas vezes a fotografia de um bombeiro sueco com a cara queimada, uma ação automática do algoritmo da rede social que tanto tem sido criticado nos últimos tempos por situações semelhantes.

Neste caso em específico a história diz respeito a Lasse Gustavson, bombeiro sueco que de acordo com a CNN tem vivido com queimaduras durante os últimos 35 anos depois de ter combatido um incêndio industrial. A fotografia foi partilhada por um amigo de Gustavson, Bjorn Natthiko Lindeblad, para marcar o 60º aniversário do bombeiro.

Foi ao partilhar a fotografia que Lindeblad notou que foi removida cerca de uma hora após a publicação. Depois de ter publicado novamente, Lindeblade reparou que a fotografgia havia sido removida novamente, resultado do algoritmo que mantém a rede social livre de conteúdos que considera inapropriados. Aparentemente, a fotografia de Gustavson não é caso único.

“Alguns suecos com queimaduras graves contactaram-me e explicaram que é uma prática comum do Facebook tratar fotografias de pessoas com danos de queimaduras da mesma forma que tratam fotografias com conteúdo sexual ou racista. Que política nojenta”, pode ler-se na denúncia feita por Lindeblade ao Facebook.

Confrontado com este caso, o Facebook já admitiu que se tratou de um erro do seu algoritmo. “Corrigimos o problema e notificámos a pessoa que publicou [a fotografia] para avisar e pedir desculpa”, comunicou a rede social. Este caso chega numa altura em que o Facebook se encontra ‘debaixo de fogo’ por alegadamente ter influenciado as eleições presidenciais norte-americanas, com o algoritmo a ter permitido a disseminação de notícias falsas sobre os dois candidatos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório