Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Microsoft e fabricantes de PC em desacordo. Perdem os clientes

Fabricantes de computadores como a Sony ou a Samsung já desencorajaram abertamente os detentores dos seus equipamentos a atualizar para o Windows 10.

Microsoft e fabricantes de PC em desacordo. Perdem os clientes
Notícias ao Minuto

09:02 - 25/06/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Windows

Foi com ‘pompa e circunstância’ que no verão de 2015 a Microsoft lançou o muito ansiado Windows 10, alegadamente o seu sistema operativo definitivo que ofereceria a utilizadores e developers uma plataforma estável e confiável. Quase um ano depois do lançamento, a situação parece estar ainda longe do idealizado pela Microsoft.

É esta a experiência que conta Pedro Ferreira, um leitor do Tech ao Minuto que quis alertar para esta situação, estando manifestamente descontente com a sua experiência com o sistema operativo da Microsoft desde que atualizou o seu computador portátil do Windows 7 para a mais recente versão. Em causa está a incompatibilização dos controladores das fabricantes com o Windows 10, que a cada atualização parece encontrar cada vez mais problemas.

“Parece que fizeram um sistema operativo às ‘três pancadas’. Cada atualização que [a Microsoft] manda cá para fora aumenta o número de problemas”, referiu, adiantando que os problemas vão desde funcionalidades inativas ao congelamento completo do computador.

Ao entrar em contacto com o Apoio ao Cliente tanto da fabricante do seu computador como da Microsoft, Pedro fica a saber que nenhuma das partes tem qualquer solução para o problema. Se por um lado,  a fabricante se desresponsabiliza de qualquer problema que uma atualização do Windows 10 possa ter causado, a Microsoft não está disposta a assumir as culpas, considerando que é da responsabilidade das fabricantes manter os controladores atualizados. Entretanto, os problemas não se ficam por aqui.

Caso tenha tido algum problema no seu PC sabe que pode regredir ao estado de computador antes do erro, criando um ponto de restauro manual ou automático. Seria de esperar que utilizando estes pontos de restauro fosse possível evitar problemas criados por atualizações, algo que não é possível no caso de Pedro Ferreira. “No meu computador foram criados quatro pontos de restauro diferentes, de forma automática, manual e até em dias diferentes, antes e depois da última atualização. Nenhum funciona”, queixou-se, estando ainda à espera de apoio por parte das fabricantes e da Microsoft

As atualizações ‘agressivas’ e o afastamento das fabricantes

Desde o primeiro momento que a Microsoft anunciou o Windows 10 que ficou claro a confiança que a tecnológica tem nesta versão do seu sistema operativo. Na verdade, o Windows 10 é como que a pedra basilar da nova estratégia da Microsoft, motivo porque quer que o sistema operativo chegue a tantas pessoas quanto possível. Ainda assim, os métodos são questionáveis.

Já foram vários os utilizadores do Windows 7 a manifestarem o seu desagrado com a forma 'agressiva' como a Microsoft os tem notificado para a existência da atualização, apressando-os a fazerem a mudança o mais rapidamente possível. Até as janelas que dão conta da existência da atualização parecem estar construídas de forma a direcionar os utilizadores para a opção deseja pela tecnológica.

Ainda que a Microsoft anseie que todos os utilizadores de Windows tenham a mais recente versão do sistema operativo, essa não é a postura de todas as fabricantes de computadores, nomeadamente a Sony e a Samsung.

No caso dos computadores da tecnológica japonesa, os utilizadores foram avisados em agosto de 2015 de que os equipamentos “podem não funcionar como pretendido” e que pode até haver “perda de dados”, conta o TechRadar. No caso da Samsung, o aviso é mais recente: foi feito precisamente este mês.

“Falando honestamente, não sugerimos a instalação do Windows 10 em nenhum portátil ou PC da Samsung e ainda estamos a coordenar-nos com a Microsoft neste assunto. Os controladores que temos no nosso site ainda não são compatível com a última versão do Winddows. O que recomendamos normalmente é que mantenham a versão atual do Windows que atualizaremos assim que o Windows 10 não tenha mais problemas em nenhum computador ou portátil da Samsung, inclusive monitores”, declarou o Apoio ao Cliente da Samsung ao The Register.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório