Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marca chinesa pode ter solucionado um dos desafios dos carros elétricos

A troca de baterias demora apenas 60 segundos.

Marca chinesa pode ter solucionado um dos desafios dos carros elétricos

O tempo de carregamento das baterias continua a ser uma das grandes questões dos carros elétricos, com os cépticos a mostrarem-se desagradados com a ideia de ficarem à espera que o veículo recarregue durante vários minutos. Pois bem, a chinesa Geely (proprietária da Volvo e da Polestar) parece ter encontrado uma solução.

Ao invés de fazer os clientes esperarem largos minutos pelo recarregamento, o sistema da Geely substitui a bateria sem energia por outra 100% carregada. Mais impressionante é o facto deste processo demorar apenas 60 segundos.

Como pode ver no vídeo abaixo partilhado pelo canal Geely Uncut, o condutor de um carro elétrico da marca tem uma app que lhe indica a estação de substituição mais próxima. Esta estação é muito semelhante a uma tradicional máquina de lavagem, pelo que basta entrar com o veículo, posicioná-lo devidamente e esperar até que o processo seja completado.

A Geely não é a primeira a adotar esta estratégia, com a Renault a também o ter feito há anos atrás com os seus primeiros carros elétricos. Porém, a marca francesa acabou eventualmente por mudar de estratégia e recarregar as baterias de forma tradicional.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório