Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

O que a tecnologia nos reserva para 2014

A Ericsson decidiu falar com milhares de pessoas em todo o Mundo e saber o que de novo o ano 2014 poderá trazer para o mundo da tecnologia. Entre mudanças nos acessos à Internet, passando pelo recurso a sensores e a monitorização das próprias actividades, são dez as tendências que a empresa sueca aponta para o próximo ano.

O que a tecnologia nos reserva para 2014
Notícias ao Minuto

13:50 - 13/12/13 por Notícias Ao Minuto

Tech Ericsson

A Ericsson decidiu elaborar uma lista com as tendências tecnológicas para o próximo ano. Entre as escolhidas, após um estudo realizado em cidades como São Paulo, Pequim, Nova Iorque, Londres e Tóquio, a empresa revela que as aplicações que mudam a sociedade serão uma das principais apostas de 2014.

De acordo com a revista Exame Brasil, a empresa acredita que as aplicações para obter informações e ter acesso a serviços vão transformar a vida nas grandes cidades mundiais.

Uma das outras possibilidades apresentada pela Ericsson para o próximo ano diz respeito ao uso de partes do corpo como senha. Vários estudos da empresa revelam que grande maioria dos utilizadores preferem usar impressões digitais como forma de acesso à Internet, ao invés do uso das tradicionais palavras passe.

A Google, por exemplo, espera implementar em breve um serviço no qual o utilizador faz o log in através do uso de partes do seu corpo ou objectos pessoais, como se lê na BBC.

Monitorizar as próprias actividades é algo que será frequente já no próximo ano. Para a Ericsson, trata-se de uma quantificação do ego, já que tudo que o que o utilizador fica registado em vários dispositivos móveis.

Para o próximo ano, prevê-se ainda um maior acesso à Internet móvel. O estudo da Ericsson revela que a insatisfação dos utilizadores com os planos de dados móveis pode resultar numa maior exploração desta temática por parte das empresas de telecomunicações.

E por falar em planos de dados móveis, a Ericsson defende que no próximo ano os utilizadores irão também ter mais atenção às contas e facturas apresentadas sobre os seus consumos móveis, algo que poderá deixar as empresas de telecomunicações sob fogo.

Em 2014, o smartphone deve ser a principal ferramenta de inclusão digital, podendo ultrapassar os tablets em determinados países. “É um fenómeno típico em países em desenvolvimento e que ainda não têm a rede de telecomunicações bem estruturada”, diz Júlia Casagrande, da empresa sueca.

Na pesquisa feita pela Ericsson, 93% dos entrevistados disseram ainda que estão dispostos a adoptar práticas que reduzam os riscos de segurança e privacidade na Internet já no próximo ano. Esta cautela no uso da web será uma das tendências do próximo ano.

No ano em que os vídeos invadiram as redes sociais, a Ericsson revela que em 2014 o recurso a esta ferramenta multimédia pode incidir ainda mais nessas plataformas, uma vez que os consumidores procuram não gastar muito tempo em pesquisas, ficando-se pelas sugestões partilhadas pelos amigos.

Os sensores poderão ser outra tendência para o próximo ano. 60% das pessoas entrevistadas pela Ericsson acreditam que os sensores estarão em muitos lugares até 2016.

Este estudo da empresa sueca aponta para um avanço de serviços que oferecem música e filmes on demand, como o Netflix, YouTube, Rdio e Deezer.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório