Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Astronauta do Soyuz conta como foi aterrar de emergência

Tanto Nick Hague e Alexei Ovchinin não sofreram ferimentos resultantes do lançamento falhado.

Astronauta do Soyuz conta como foi aterrar de emergência

Os astronautas Nick Hague e Alexei Ovchinin foram protagonistas de um lançamento falhado do Soyuz na semana passada, com o foguetão a ter sido obrigado a uma aterragem de emergência no Cazaquistão. Os dois astronautas não tiveram quaisquer ferimentos mas isso não quer dizer que não tenha sido um momento de grande tensão.

Em declarações à Associated Press, Hague contou em primeira mão como foi a experiência. “Sempre que te estás a lançar no Espaço e o teu propulsor tem um problema quando vais a 1.800 metros por segundo [de velocidade], as coisas ficam bastante dinâmicas e acontecem muito rapidamente”, contou Hague. “Todos os meus instintos e reflexos dentro da cápsula eram falar russo”, admite.

Seria de esperar que uma situação como esta pudesse levar Hague a ter receio de voltar a entrar num foguetão mas não parece ser esse o caso. O astronauta norte-ameircano aproveitou também para deixar elogios à equipa de engenharia, apelidando o Soyuz de uma “maravilha da engenharia”. “[O foguetão] é confiável e estou agradecido que tantas pessoas tenham investido tantos anos das suas vidas a tornar esse sistema tão forte quanto é”, afirmou Hague.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório