Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

Nave russa tripulada obrigada a aterragem de emergência

Os dois astronautas a bordo sobreviveram à aterragem forçada.

Notícias ao Minuto

10:20 - 11/10/18 por Miguel Patinha Dias 

Tech Soyuz

O lançamento de uma nave russa Soyuz com tripulação - composta pelo astronauta Alexei Ovchinin, da Rússia, e Nick Hague, dos EUA - foi obrigada a uma aterragem forçada depois de terem sido detetados problemas com o propulsor já em pleno lançamento, conta a Reuters.

Os dois astronautas sobreviveram à aterragem de emergência e já conseguiram estabelecer contacto com as equipas de apoio para que possam ser resgatados. "Estão no ar equipadas de resgate e a caminho do local de aterragem previsto", comunicou a NASA sobre o caso.

A missão em questão tinha como objetivo rumar à Estação Espacial Internacional, onde a tripulação permaneceria durante seis meses. Com os lançamentos russos para os próximos tempos já suspensos, é provável que se venha a dar seguimento a uma investigação para apurar a origem dos problemas com os propulsores. 

Acima pode ver um vídeo que mostra o momento em que o propulsor se desfaz (a partir dos 2'20). Um pouco antes é possível ver os dois astronautas dentro da cabina, que abana inesperadamente como resultado dos problemas com o foguetão.

Nas horas seguintes, a NASA partilhou fotografias na sua conta de Twitter onde mostra os dois astronautas tripulantes já seguros e em boas condições de saúde. Pode ver as fotografias na publicação abaixo.

[Notícia atualizada às 13h16]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório