A conta oficial do Elmo (Simão, em Portugal) na rede social X costuma partilhar publicações alegres e inofensivas mas, por algumas horas, a conhecida personagem da ‘Rua Sésamo’ partilhou publicações antissemitas e outras publicações abusivas este domingo, dia 13 de julho.
Como conta o site TechCrunch, a conta em questão foi invadida por alguém que decidiu começar a partilhar este tipo de publicações e também apelar à administração Trump que partilhasse publicamente os ficheiros relacionados com investigação a Jeffrey Epstein. À data de publicação desta peça a conta ainda tinha um ‘link’ que enviava os utilizadores para um grupo na Telegram dedicado a criptomoedas.
A organização responsável pela Rua Sésamo, a Sesame Workshop, já adiantou à CNN que está a trabalhar para restabelecer a normalidade do funcionamento da conta. As publicações foram entretanto apagadas.
“A conta do Elmo no X foi comprometida por um ‘hacker’ desconhecido que publicou mensagens nojentas, incluindo publicações racistas e antissemitas. Estamos a trabalhar para restabelecer o controlo completo da conta", pode ler-se no comunicado oficial.
Esta situação com a conta do Elmo da ‘Rua Sésamo’ acontece numa altura em que o X está ‘debaixo de fogo’ devido a publicações antissemitas partilhadas pelo ‘bot’ de conversação Grok. Esta situação parece já ter sido resolvida, mas obrigado a empresa de Elon Musk, a xAI, a fazer um pedido público de desculpas.
Leia Também: Nova IA de Musk utiliza publicações do criador para responder a questões