O ‘bot’ de conversação de Inteligência Artificial da xAI (de Elon Musk) - de nome Grok - causou indignação na rede social X na semana passada ao fazer uma série de publicações onde, além de fazer comentários antissemitas, também elogiava Adolf Hitler e até se autoproclamou de “MechaHitler”.
Além deste tipo de publicações, o Grok também terá partilhado conteúdos insultuosos sobre o presidente da Turquia. A situação tomou uma proporção tal que um tribunal do país chegou mesmo a ordenar a proibição do acesso à aplicação do Grok,
Este comportamento do Grok parece ter resultado de uma atualização anunciada por Musk com o intuito de tornar o ‘bot’ de conversação mais “politicamente incorreto” mas, após toda esta polémica, o empresário multimilionário acusou os utilizadores do X de terem manipulado a IA.
A xAI tomou desde logo a iniciativa de começar a eliminar as mensagens insultuosas, com o próprio Grok a admitir que se tratava de "um erro inaceitável". No entanto, a empresa de Inteligência Artificial de Musk fez agora uma publicação mais completa sobre a situação.
O comunicado oficial da xAI partilhado na página oficial do Grok faz alegações semelhantes, notando que o “código fez o Grok mais suscetível a publicações existentes no X, incluindo publicações com perspectivas extremistas”.
Apesar disso, a xAI pede desculpas pelo “comportamento horrível” do Grok e indica já ter tomado as precauções necessárias para impedir abusos semelhantes no futuro, notando ter removido o código responsável por este comportamento.
“Agradecemos a todos os utilizadores do X que providenciaram ‘feedback’ para identificar o abuso da funcionalidade do Grok, ajudando-nos a avançar a nossa missão de desenvolver uma Inteligência Artificial prestável e que procura a verdade”, pode ler-se no final da publicação.
Update on where has @grok been & what happened on July 8th.
— Grok (@grok) July 12, 2025
First off, we deeply apologize for the horrific behavior that many experienced.
Our intent for @grok is to provide helpful and truthful responses to users. After careful investigation, we discovered the root cause…
Recordar que, após esta polémica, a xAI lançou a versão Grok 4 do 'bot' de conversação e, de acordo com um grupo de utilizadores do X, esta atualização tem o próprio Elon Musk como referência na hora de dar opiniões sobre alguns tópicos.
Este grupo de utilizadores do X descobriu que o Grok se baseia agora nas publicações partilhadas pelo próprio Musk, respondendo a perguntas como o conflito entre Israel e a Palestina ou o aborto baseando-se em opiniões do fundador da xAI.
Foram até encontradas em publicações do Grok algumas referências diretas a Elon Musk, tornando assim evidente que o 'bot' de conversação tem no magnata multimilionário uma maior inspiração do que se poderia esperar.
Leia Também: Nova IA de Musk utiliza publicações do criador para responder a questões