Um tribunal turco ordenou hoje a proibição ao acesso à aplicação de conversação Grok do empresário Elon Musk depois de a plataforma ter alegadamente divulgado conteúdos insultuosos sobre o presidente da Turquia.
O chatbot (inicialmente conhecido como "chatter robot", "máquina de conversação") é um programa de inteligência artificial que simula conversas.
De acordo com o canal de notícias pró-governamental turco Haber, a aplicação 'chatbot' desenvolvida pela empresa de Musk xAI, do empresário Elon Musk, publicou "vulgaridades" contra o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, enquanto respondia às perguntas dos utilizadores.
Segundo outros meios de comunicação turcos, as respostas consideradas ofensivas foram também dirigidas ao fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk (1881-1931).
O Ministério Público da Turquia solicitou a imposição de restrições ao abrigo da lei turca da Internet, invocando ameaça à ordem pública.
Um tribunal penal de Anacara aprovou hoje o pedido, ordenando à autoridade de telecomunicações da Turquia que aplicasse a proibição.
O incidente faz parte de uma controvérsia mais ampla em torno de uma recente atualização do programa Grok , que resultou em respostas "politicamente incorretas" e não reguladas.
Reagindo à controvérsia, a empresa norte-americana X disse que estava ciente das mensagens recentes e que tinha tomado medidas imediatas para remover os conteúdos inadequados.
Leia Também: Grok com "falhas significativas" nas respostas à guerra no Médio Oriente