O Grok, o ‘bot’ de conversação criado pela empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, não está a ter uma semana fácil. Depois de Musk ter anunciado alterações ao funcionamento do Grok para que este fosse mais “politicamente incorreto”, o ‘bot’ de conversação causou indignação depois de fazer comentários antissemitas que elogiavam Adolf Hitler e até auto-designar-se como “MechaHitler”.
A xAI começou a eliminar várias destas publicações e até Elon Musk decidiu intervir, acusando os utilizadores de serem responsáveis por esta situação e afirmando que o Grok foi intencionalmente manipulado para fazer estes comentários.
“Este discurso foi instigado. Um utilizador queria uma declaração controversa do Grok. E obviamente consegui-a. Ler os avisos e a sequência de consultas que levaram a isso seria mais esclarecer. E também divertido”, escreveu um utilizador, que teve resposta pronta de Elon Musk a concordar.
“Exatamente. O Grok foi muito complacente com as instruções do utilizador. Essencialmente, queria muito agradar e ser manipulado”, afirmou Musk, notando que a situação está “a ser resolvida”.
Exactly. Grok was too compliant to user prompts. Too eager to please and be manipulated, essentially. That is being addressed.
— Elon Musk (@elonmusk) July 9, 2025
Conta o site Engadget que esta resposta de Musk é semelhante à que começou a ser dada pelo Grok quando foi confrontado por um utilizador sobre os comentários antissemitas, com o ‘bot’ de conversação a afirmar que foi “resultado da manipulação de uma conta ‘troll’”.
Mesmo que a situação já esteja em fase de resolução, a polémica em torno do Grok coincidiu com a saída da CEO do X, Linda Yaccarino.
A executiva deixa o cargo dois anos depois de o assumir, afirmando que o tempo em que ocupou a posição de CEO foi “a oportunidade de uma vida”. Não se sabe até que ponto é que esta saída da CEO do X está relacionada com o Grok e a interferência de Elon Musk, mas Yaccarino aproveita a publicação para afirmar que está “imensamente grata” ao magnata multimilionário.
A resposta de Musk foi publicada quase uma hora após a publicação de Yaccarino, com a partilhar uma pequena mensagem: “Obrigado pelas tuas contribuições”.
Leia Também: Turquia proibiu uso de programa de conversação por insultos ao presidente