Linda Yaccarino, CEO do X (antigo Twitter), demitiu-se do cargo, anunciando a sua saída esta quarta-feira, e garantindo que "o melhor ainda está para vir."
"Após dois anos incríveis, decidi deixar o cargo de CEO do X. Quando Elon Musk e eu falámos pela primeira vez da sua visão para o X, eu sabia que seria a oportunidade de uma vida para levar a cabo a extraordinária missão desta empresa", começa por escrever na rede social a que agora diz adeus.
"Estou-lhe imensamente grata por me ter confiado a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão, dar a volta à empresa e transformar a X na Everything App", continua.
After two incredible years, I’ve decided to step down as CEO of 𝕏.
— Linda Yaccarino (@lindayaX) July 9, 2025
When @elonmusk and I first spoke of his vision for X, I knew it would be the opportunity of a lifetime to carry out the extraordinary mission of this company. I’m immensely grateful to him for entrusting me…
A mensagem deixada no X é positiva e de satisfação com a empresa de Elon Musk. Yaccarino escreve que está "muito orgulhosa" da equipa no X, apontando que foi este grupo que deu uma "reviravolta histórica" no setor, e que isto foi algo "notável."
"Começámos com o trabalho inicial necessário para dar prioridade à segurança dos nossos utilizadores, especialmente das crianças, e para restaurar a confiança dos anunciantes", defendeu, recordando depois algumas das mudanças como as Notas da Comunidade, mas também aquelas que estão aparecer no futuro, como o X Money.
"Agora, o melhor ainda está por chegar, uma vez que o X entra num novo capítulo com a xAI [empresa de Inteligência Artificial na qual o X foi incorporado]", escreveu ainda.
No final da sua publicação, Linda Yaccarino diz ainda que o X "é verdadeiramente um local digital para todas as vozes e o sinal cultural mais poderoso do mundo."
"Não o teríamos conseguido sem o apoio dos nossos utilizadores, parceiros comerciais e a equipa mais inovadora do mundo", rematou.
Quase uma hora após a decisão ser anunciada nas redes sociais, Elon Musk respondeu à publicação: "Obrigada pela tua contribuição."
Thank you for your contributions
— Elon Musk (@elonmusk) July 9, 2025
Na altura em que foi anunciado que Linda Yaccarino seria a nova CEO da empresa, já os rumores que a colocavam 'ao lado' de Musk faziam correr muita tinta.
Na altura em que confirmou que era Yaccarino que ia assumir o cargo, Elon Musk explicou que a responsável, de 61 anos, se iria focar nas operações de negócio, enquanto ele se dedicaria ao design de produto e novas tecnologias.
Antes de a antiga diretora de publicidade da NBC Universal assumir o cargo de CEO, este mesmo era ocupado por Musk - que abriu a porta à sua saída em dezembro de 2022, depois de uma votação em que deixou os utilizadores 'escolherem' o seu destino, garantido que ia respeitar os resultados.
Em fevereiro de 2023, anunciou que queria encontrar um novo CEO, mas remeteu esta decisão mais "provavelmente para o final do ano", acontecendo a nomeação da responsável poucos meses depois.
Elon Musk ainda não anunciou se com a saída da CEO vai voltar a assumir o cargo ou se irá contratar alguém. O bilionário adquiriu o Twitter por 44.000 milhões de dólares (cerca de 37,5 milhões de euros), num processo que durou desde abril de 2022 a 27 de outubro do mesmo ano.
[Notícia atualizada às 16h39]
Leia Também: xAI de Musk elimina mensagens de 'chatbot' depois de elogios a Hitler