Como adicionar documentos de outra pessoa à app gov.pt

Os utilizadores da aplicação gov.pt já podem adicionar documentos de outras pessoas. Por muito útil que seja esta funcionalidade tem algumas limitações.

telemóvel, smartphone, rapariga, mulher, choque, surpresa

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
25/08/2025 10:17 ‧ há 3 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

AMA

A aplicação gov.pt a cargo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) acaba de ganhar mais uma funcionalidade e permite agora aos utilizadores adicionarem documentos de outras pessoas. 

 

Num vídeo partilhado no Instagram, o governo português mostra como se consegue adicionar os documentos - como é o caso do Cartão de Cidadão. Basta entrar na aplicação, escolher a opção Adicionar Documentos e escolher adicionar Documentos de outra pessoa, prosseguindo com a introdução dos dados da Chave Móvel Digital de outra pessoa ou através da leitura de um código QR.

Uma vez concluído o processo de autenticação do documento, poderá entrar na aplicação gov.pt e ir até ao separador Partilhados comigo para encontrar todos os documentos de outras pessoas que foram partilhados consigo.

Por muito útil que seja esta opção - caso queira, por exemplo, adicionar documentos do cônjuge ou dos seus filhos - é importante notar que o detentor dos documentos que pretende adicionar tem de ter telemóvel próprio.

“Se a outra pessoa for um filho menor que ainda não dispõe de telemóvel próprio, esta funcionalidade não fica disponível”, alerta um utilizador nos comentários de resposta ao vídeo partilhado no Instagram

Serve recordar que, além do Cartão de Cidadão, os utilizadores da aplicação gov.pt podem adicionar outros documentos como a Carta de Condução, o Certificado de Matrícula, o Seguro Automóvel, o Cartão da ADSE, o Cartão de Dador de Sangue, assim como os cartões que comprovam a associação às Ordens dos Arquitetos, dos Notários, dos Contabilistas Certificados, etc. Ao todo são 26 os documentos oficiais em formato digital que podem ser associados à aplicação.

Serve recordar que, no começo de agosto, o governo fez uma atualização à aplicação gov.pt destinada a “reforçar a centralidade do cidadão na interação com os serviços públicos digitais”.

Na nova versão é agora possível configurar acessos rápidos aos serviços mais utilizados, destacando três opções preferenciais, bem como selecionar documentos relevantes, que aparecem diretamente na página principal.

Foi também criada uma secção chamada "processos em curso", na qual estão procedimentos ativos na app, como a renovação do cartão de cidadão.

Esta aplicação tem ainda uma área com a informação mais relevante e o menu lateral passa a incluir a entrada "serviços", onde é possível aceder às funcionalidades.

A aplicação gov.pt conta com mais de 3,5 milhões de 'downloads'.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas