Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Valorizar professores mas sem pôr em causa sustentabilidade orçamental"

A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, fez algumas considerações sobre o descongelamento das carreiras docentes, este domingo, na SIC Notícias.

"Valorizar professores mas sem pôr em causa sustentabilidade orçamental"
Notícias ao Minuto

20:11 - 19/11/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Ministério da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof), a Federação Nacional de Educação (FNE) e a Frente Sindical de Docentes assinaram esta sexta-feira com o Governo, representado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Finanças, um compromisso sobre a reposição salarial do tempo de serviço congelado e que servirá de base a futuras negociações para determinar o faseamento e condições de pagamento dessa reposição.

Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação, esclareceu na SIC Notícias que, “neste momento, não está no compromisso nem é intenção do Governo fazer condicionar a recuperação do tempo de serviço a uma revisão da carreira docente”.

A responsável sublinhou que “no quadro do compromisso que foi acordado na sexta-feira e no quadro do processo negocial que vamos fazer para recuperação do tempo de serviço, isso não é uma condição para a negociação”.

Para Alexandra Leitão, o compromisso feito entre o Ministério da Educação e o Ministério das Finanças tem um “duplo sucesso”: “O de valorizar a carreira dos professores e ir ao encontro das aspirações dos professores sem pôr em causa a sustentabilidade financeira e orçamental”.

A secretária de Estado esclarece que o descongelamento “é o que está na lei do Orçamento” e “pressupõe que, a partir de janeiro de 2018, para os professores como para todas as carreiras, o cronómetro volte a contar”.

“Outra coisa é a recuperação do tempo de serviço e sempre foi dito que isso era uma questão em análise”, ressalvou, indicando que não é matéria para o OE2018 mas que será objeto de processo negocial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório