Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Schäuble "vai tarde e não vai deixar saudades"

No último dia do ainda ministro das Finanças alemão no Eurogrupo, Tiago Barbosa Ribeiro deixou fortes críticas a Wolfgang Schäuble, um “adversário dos nossos interesses nacionais”, segundo o deputado socialista.

Schäuble "vai tarde e não vai deixar saudades"
Notícias ao Minuto

22:21 - 09/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Barbosa Ribeiro

A reunião do Eurogrupo desta segunda-feira ficou marcada pela despedida de Wolfgang Schäuble, até agora ministro das Finanças da Alemanha, que abandona o cargo para passar a presidir o parlamento federal alemão (Bundestag).

Schäuble nunca foi um político consensual, particularmente em Portugal, visto como um dos rostos, senão mesmo o rosto, da austeridade imposta aos países do Sul da Europa.

Mas, antes de se despedir, o ainda ministro alemão elogiou Portugal pelos resultados no desempenho económico. Contudo, estes elogios não foram suficientes para convencer o deputado do PS Tiago Barbosa Ribeiro, que assinalou a despedida de Schäuble com críticas às políticas impostas pelo ministro alemão.

“Foi, durante anos, um obstáculo à integração com coesão. Radical, ortodoxo e, não raras vezes, portador de uma arrogância a roçar os piores instintos”, escreveu o deputado socialista na rede social Facebook.

Para Tiago Barbosa Ribeiro, Schäuble foi o “ideólogo dos ‘vencedores’ do euro numa geografia de desigualdades”, assim como “um adversário dos nossos interesses nacionais” que “teve porta-vozes em Portugal”, numa alusão ao anterior governo PSD/CDS. “[Schäuble] Vai tarde e não vai deixar saudades”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório