Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Alívio nos escalões de IRS? Que seja "significativo" e não "simbólico"

Catarina Martins reagiu à entrevista de Mário Centeno, que prometeu um alívio em todos os escalões do IRS, bem como uma substancial redução da dívida pública. Bloco reage com prudência, mas vê medidas com bons olhos.

Alívio nos escalões de IRS? Que seja "significativo" e não "simbólico"
Notícias ao Minuto

12:15 - 18/09/17 por Pedro Bastos Reis

Política Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reagiu esta segunda-feira com prudência ao anúncio do ministro das Finanças, Mário Centeno, que garantiu que a carga fiscal vai reduzir em 2018 e que a dívida pública deverá sofrer “a maior redução anual dos últimos 19 anos”.

Numa visita ao Hospital das Caldas da Rainha, Catarina Martins reiterou que Mário Centeno apenas “apresentou uma intenção, não um projeto concreto”, pelo que o Bloco de Esquerda vai aguardar por mais desenvolvimentos da parte do Governo. No entanto, a coordenara bloquista realçou a importância de uma diminuição “significativa” no IRS, que "não fosse apenas simbólica”.

“O Bloco tem dito que é necessário aliviar os rendimentos do trabalho. Qualquer mexida no IRS tem um efeito positivo sobre todos os rendimentos. Achamos que era bom tomar duas decisões: primeiro, que houvesse uma baixa de IRS significativa, que não fosse apenas simbólica. Em segundo lugar, achamos que havendo alívio do IRS, ele deve concentrar-se nos escalões que foram mais penalizados pelo gigantesco aumento de impostos que fez Vítor Gaspar”, afirmou a líder do Bloco de Esquerda, que vê com bons olhos as alterações nos escalões.

“Qualquer mexida no IRS que crie uma taxa intermédia para alguns rendimentos terá um alívio positivo nos vários escalões, portanto em todos os salários e pensões”, sublinhou Catarina Martins, que referiu que “quanto mais cedo tivermos este dossier fechado, melhor”.

Apesar da prudência com que abordou as promessas do ministro das Finanças, a coordenadora do Bloco realçou o facto de o seu partido estar a trabalhar em algumas das propostas que estão a ser discutidas, não deixando de colocar, contudo, a bola do lado do Governo. “Há propostas que estão em cima da mesa e nas quais o Bloco de Esquerda também trabalhou. Vamos aguardar para saber como é que o Governo pretende baixar a dívida pública”, rematou.

Ontem, domingo, em entrevista à RTP, Mário Centeno revelou que está em curso um alívio em todos os escalões de IRS, “centrada em particular nos rendimentos do trabalho". Nesta matéria, adiantou que estão previstas reuniões com os partidos à Esquerda.

Além da redução da carga fiscal, o ministro das Finanças garantiu ainda que “no final do ano, vamos ter a maior redução de dívida pública anual dos últimos 19 anos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório