Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Não podemos esperar "que incerto crescimento do PIB dilua a dívida"

Vital Moreira comentou no seu blogue o défice orçamental em 2016.

Não podemos esperar "que incerto crescimento do PIB dilua a dívida"
Notícias ao Minuto

10:05 - 23/02/17 por Inês Esparteiro Araújo

Política Vital Moreira

Vital Moreira é perentório no que diz respeito ao tema do défice orçamental. Para o ex-eurodeputado do PS, “Portugal não pode ficar à espera de que um incerto crescimento do PIB no futuro dilua a dívida”.

No blogue Causa Nossa, o constitucionalista sublinhou que depois de Portugal ter “alcançado um défice orçamental em 2016 bem abaixo dos 3%”, importa continuar a “prossecução determinada da consolidação orçamental iniciada em 2011 para continuar a reduzir o défice das contas públicas e diminuir o peso da dívida pública”.

Assim, sublinhou que é urgente “baixar bem o défice quando a economia cresce de modo a ter margem de manobra para o elevar quando a economia estagna ou deprime, sem voltar a furar o teto dos 3%”. Como as “regras de disciplina orçamental da UE não se reduzem aos limites do défice das contas públicas”, nem as “regras para a sua redução em caso de dívida excessiva”, o socialista reiterou que Portugal não pode apenas confiar num crescimento do PIB.

“Impõe-se por isso reduzir significativamente o ritmo anual de endividamento, a fim de baixar o rácio da dívida e os seus custos”, defendeu. Para tal, Portugal necessita de “aprofundar a consolidação orçamental”.

“Mantendo-se a expansão do PIB, a ambição deveria ser mesmo alcançar em curto prazo um défice zero ou, até, um superávite orçamental, tal como aliás estabelece o Tratado Orçamental”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório