Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marques Mendes acusa PSD de incoerência. "E incoerência mata um político"

Mesmo perante as ameaças de Passos Coelho, o Governo vai amanhã enviar o diploma à Presidência da República para promulgação.

Marques Mendes acusa PSD de incoerência. "E incoerência mata um político"
Notícias ao Minuto

23:25 - 15/01/17 por Goreti Pera

Política Decida da TSU

Luís Marques Mendes teceu, esta noite, fortes críticas ao líder do PSD a propósito da redução da TSU. Recorde-se, sobre esta matéria, que Passos Coelho já ameaçou votar contra a descida da TSU (que faz parte do acordo de concertação social que prevê a subida do salário mínimo), caso Bloco de Esquerda e PCP peçam apreciação parlamentar do diploma.

“A posição do PSD é absolutamente incompreensível”, apressou-se a dizer, no ‘Jornal da Noite’ da SIC, Luís Marques Mendes. O comentador classifica mesmo a decisão de Passos Coelho de “um monumental tiro no pé” e “o seu maior erro desde que está na oposição”.

Em primeiro lugar, Marques Mendes tem em conta que “o PSD sempre foi o partido que mais atenção deu à concertação social” – estando agora a “matá-la”. Depois “há uma grande incoerência” em relação ao que o partido defendeu no passado. “E incoerência mata um político”, alertou.

“É impossível defender o PSD. Em 2012, foi o grande defensor da descida da TSU. Em 2014, aprovou um decreto assinado por Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque e Mota soares a aumentar o salário mínimo e a diminuir a TSU de forma temporária, tudo igualzinho ao que se passa agora. E, mais grave ainda, em março de 2016, absteve-se” na votação de um diploma semelhante, recordou o antigo líder social-democrata.

Para Marques Mendes, é injustificável que, “no espaço de oito meses, tenha havido uma mudança de opinião sobre a mesma matéria”, o que o leva a apelidar Passos Coelho de “cata-vento” e a garantir que “deve dar uma explicação”.

O comentador vai mais longe e lembra mesmo as declarações de Marco António Costa, vice-presidente do PSD, a 23 de dezembro, dando conta de que “o PSD exigia que a descida da TSU aplicada às pequenas e médias empresas se aplicasse também às instituições particulares de solidariedade social (IPSS)”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório