Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

CDU quer "dados precisos" sobre reabilitação de bairro no centro do Porto

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, disse hoje que na próxima reunião do executivo liderado pelo independente Rui Moreira vai solicitar "dados precisos" sobre o projeto de reabilitação do Bairro do Bom Sucesso, no centro da cidade.

CDU quer "dados precisos" sobre reabilitação de bairro no centro do Porto
Notícias ao Minuto

14:43 - 15/01/17 por Lusa

Política Bom Sucesso

Pedro Carvalho falava à Lusa no final de uma visita àquele bairro, situado na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, construído em 1958 e constituído por 128 fogos, distribuídos por seis blocos.

"Existia a promessa de que um projeto de reabilitação para o bairro seria apresentado em outubro/novembro de 2016, o que não aconteceu, mas existe o compromisso da Câmara de que as obras venham a ser feitas ainda este ano de 2017", disse o vereador, sublinhando tratar-se de um aglomerado habitacional que "nunca teve uma intervenção de fundo do ponto de vista de reabilitação".

Segundo Pedro Carvalho, "as pessoas querem saber, querem ter informação sobre o que é que se vai passar, porque sentem que este é um dos bairros esquecidos do Porto, do ponto de vista das intervenções".

"O que queremos levar à próxima reunião de Câmara é exatamente isso, queremos sair do encontro com dados precisos sobre o investimento, que tipo de investimento é que vai ser feito e qual é o calendário para a sua execução", afirmou.

Pedro Carvalho disse, ainda, querer "chamar a atenção para os níveis de investimento municipal executado nestes últimos três anos", que considerou ser "muito pouco face àquilo que são as necessidades e face, até, àquilo que seriam as expectativas na entrada deste novo mandato. É muita parra e pouca uva".

"Ou seja, quando analisamos o último mandato de Rui Rio, o investimento municipal médio executado foi de cerca de 15 milhões de euros, mas quando olhamos para o período 2013/2015, que é aquele em que existem relatórios de contas para falarmos de execução, vemos que a média do que foi executado não chegou a cinco milhões de euros", sustentou.

Em seu entender, "o que este executivo até agora fez foi desbloquear as obras que tinham sido suspensas no tempo de Rui Rio".

"É verdade que há todo um conjunto de projetos que estão a ser anunciados, mas se analisarmos o que foi a capacidade financeira da câmara ao longo destes anos, nomeadamente com os excedentes que teve, percebemos que o investimento municipal que realmente foi executado, ao nível de requalificação, ficou muito aquém", acrescentou.

O "grande desejo" da CDU é que, "em 2016, a execução seja realmente bastante superior àquela que foi nos últimos três anos e que, em 2017, se retomem os níveis de investimento necessários para que as pessoas possam ter qualidade de vida nos bairros sociais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório