Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cristas reclama "excelente resultado" com eleição de mais um deputado

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, congratulou-se hoje pelo "excelente resultado" dos centristas nas eleições açorianas, que elegeram mais um deputado regional, sublinhando que tiveram mais votos que BE e PCP juntos.

Cristas reclama "excelente resultado" com eleição de mais um deputado
Notícias ao Minuto

22:54 - 16/10/16 por Lusa

Política CDS

"Estamos muito satisfeitos por este resultado, saudamos o presidente do CDS Açores, Artur Lima, junto de quem me empenhei e com todos os cabeças de lista do CDS em cada uma das ilhas, para termos este excelente resultado para o CDS", afirmou Assunção Cristas.

Falando aos jornalistas na sede do CDS, em Lisboa, a líder centrista recusou outras leituras do resultado do partido nas regionais açorianas, afirmando que "cada eleição é uma eleição".

"Reforçámos a nossa posição como terceira força política a nível regional. Dos três maiores partidos, fomos o único que cresceu em votos e também em percentagem. Vale a pena dizer que, em votos expressos, o CDS teve mais votos que o BE e o PCP juntos", vincou.

Questionada sobre se gostaria de, no continente, também tirar votos ao centro político, Cristas respondeu: "Cada eleição é uma eleição. Nos Açores tivemos um ótimo resultado fruto do trabalho empenhado do CDS Açores, dos cabeças de lista, e também do CDS nacional, que ajudou e esteve empenhadamente ao lado do CDS Açores nestas eleições e eu creio que essa é a leitura que nós temos que retirar".

A líder centrista sublinhou que "o CDS cresceu em votos, em percentagem, em mandatos, temos um grupo parlamentar maior, cresceu em ilhas onde governamos autarquicamente, é o caso de São Jorge, e tornámo-nos a segunda força política".

"O CDS mais uma vez teve um resultado muito superior àquele que lhe era previsto nas sondagens. Recordo-me bem das sondagens que nos davam apenas dois mandatos. Pois bem, verificamos que tivemos quatro deputados leitos, é um ótimo resultado para continuarmos a trabalhar em prol dos açorianos e em prol da construção da democracia", defendeu.

Interrogada acerca da mais alta abstenção verificada em eleições regionais nos Açores, Assunção Cristas considerou-a "muito preocupante", acrescentando que "nos Açores também se vive uma situação específica que vale a pena um dia trabalhar melhorar e estudar melhor até do ponto de vista sociológico e do ponto de vista da construção da democracia".

O PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV e o PPM um deputado cada um.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório