Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PAN admite que seria "muito bom sinal" um voto favorável ao Orçamento

O PAN considerou hoje "precoce" avançar com a posição do partido sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2017, mas admitiu que seria "muito bom sinal" um voto favorável.

PAN admite que seria "muito bom sinal" um voto favorável ao Orçamento
Notícias ao Minuto

19:02 - 13/09/16 por Lusa

Política Reunião

"O PAN gostaria, quer este ano ou em anos futuros, ter condições de votar favoravelmente um OE do Governo", afirmou o deputado do PAN, André Silva, em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, a propósito da cimeira informal de Bratislava, que se realiza na sexta-feira.

Sublinhando que "neste momento é precoce" avançar com a posição do PAN, porque tudo dependerá das negociações com o Governo e da capacidade de acolhimento das propostas do seu partido, André Silva admitiu que se o PAN chegar "a votar favoravelmente o OE do PS será muito bom sinal".

"Vamos aguardar pelas respostas do Governo, por aquilo que pode ser o acolhimento das propostas do PAN", insistiu, adiantando que o partido está a trabalhar em áreas como a mobilidade, energia e agricultura.

André Silva revelou ainda que já aconteceu uma primeira reunião entre o Governo e o PAN e que para quinta-feira está agendado um encontro com o secretário de Estado da Agricultura, no qual o partido irá apresentar um pacote de medidas relativas à agricultura biológica, alguma das quais inserem-se no âmbito do OE para 2017.

Relativamente ao encontro que teve esta tarde com António Costa, o deputado do PAN disse ter-se tratado de uma conversa "franca e aberta", essencialmente sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e sobre as estratégias de médio prazo da instituição.

"A saída do Reino Unido é uma pequena janela de oportunidade para a União Europeia repensar aquilo que é o modelo económico e social, a relação que tem com os seus cidadãos", referiu, considerando que todos devem entrar nessa discussão, "sem divisões, nem blocos".

O deputado do PAN classificou ainda como "extremamente importante" que não se invista "recursos financeiros na construção de muros ou em estratégias e políticas divisionistas", mas antes na aposta no acolhimento e na formação das comunidades europeias e não europeias.

Sobre o modelo de médio prazo da União Europeia, André Silva alertou para o esgotamento do modelo atual, que está "obsoleto", defendendo a necessidade da Europa dar um sinal e o exemplo para a criação de uma economia que tenha a capacidade de respeitar os ciclos de regeneração da natureza e a capacidade de reposição desses recursos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório