Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Canavilhas elogia "determinação e coragem" na Educação

Antiga ministra socialista destaca a colocação de 7.306 professores nas escolas portuguesas ainda em agosto.

Canavilhas elogia "determinação e coragem" na Educação
Notícias ao Minuto

23:06 - 02/09/16 por Carolina Rico

Política PS

Pela primeira vez desde 2011, o ano letivo 2016-1017 vai poder iniciar-se com todos os professores devida e atempadamente colocados”, destaca Gabriela Canavilhas num artigo de opinião hoje publicado no jornal Ação Socialista.

A antiga ministra da Cultura refere-se às colocações de 7.306 docentes, o que corresponde a um acréscimo de 500 professores contratados a mais do que no ano anterior, anunciadas esta semana.

“Há um ano atrás, sob a gestão de Nuno Crato, o Ministério da Educação abria o seu 5º e sucessivo ano letivo e, tal como as andorinhas na Primavera, lá vinham os habituais e inaceitáveis atrasos na colocação e contratação de professores”, condenou a socialista.

Em causa está o sistema da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), agora extinta, que permitia a colocação de mais docentes progressivamente ao longo do ano letivo.

Gabriela Canavilhas recorda sobretudo um “erro na fórmula matemática [da BCE] para ordenar os docentes que obrigou à suspensão de todo o processo concursal e à anulação de milhares de colocações já feitas, com as aulas iniciadas” em 2014.

Extinto este sistema de colocações, ainda há muito trabalho pela frente, nomeadamente “integrar nos quadros os docentes com muitos anos de trabalho e que continuam a contrato anual, antecipar para julho os resultados dos concursos anuais, ou ainda alargar a oferta curricular e integrar milhares de professores de qualidade que ficaram fora do sistema de ensino durante os anos de chumbo de Passos Coelho”.

Desafios que a antiga ministra confia serem alcançáveis por este governo graças à “determinação e coragem da equipa de Tiago Brandão Rodrigues”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório