Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Suspensão de recolha de animais mortos foi uma "irresponsabilidade"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou hoje "muitíssimo grave" e uma "irresponsabilidade" a suspensão temporária da recolha de cadáveres de animais mortos nas explorações pecuárias, acusando o ministro da Agricultura de "falta de peso político".

Suspensão de recolha de animais mortos foi uma "irresponsabilidade"
Notícias ao Minuto

20:34 - 01/09/16 por Lusa

Política Assunção Cristas

Segundo a líder do CDS-PP, esta suspensão temporária do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA) vem, "mais uma vez, mostrar que o ministro" que tutela a agricultura, o socialista Capoulas Santos, "não tem peso político e não tem dinheiro".

Trata-se de uma medida que "penaliza e muito o setor e põe em causa a própria saúde pública e a capacidade do país exportar a sua carne", criticou Assunção Cristas, que foi ministra da Agricultura no anterior Governo PSD/CDS-PP.

"É muitíssimo grave e denota também irresponsabilidade", acusou, em declarações aos jornalistas, durante a visita que efetuou hoje à tarde à Feira da Luz -- EXPOMOR 2016, em Montemor-o-Novo (Évora).

O SIRCA, criado na época da crise das "vacas loucas" para controlar a eventual existência de doenças nos animais mortos e assegurar o correto tratamento dos cadáveres, foi suspenso no dia 26 de agosto por ter chegado ao fim o contrato com o consórcio de empresas que asseguravam a tarefa.

O ministro da Agricultura prometeu hoje, na Póvoa do Varzim (Porto), que o sistema de recolha vai ser retomado a 09 de setembro, tendo já sido feito um concurso e adjudicado um novo contrato para que duas empresas possam retomar esse trabalho.

"A dotação financeira terminou em agosto, mas já foi feita uma nova adjudicação que entra em vigor a 09 de setembro, de forma a repormos o sistema tal como funcionou nos últimos anos", afirmou o governante.

Durante a visita à Feira da Luz -- EXPOMOR 2016, Assunção Cristas "apontou baterias" ao ministro Capoulas Santos e, realçando a "relevância" que o seu partido dá "à agricultura, à produção animal e à pecuária", disse não ver, "infelizmente, a mesma importância dada pelo Governo" do PS a estes setores.

Pelo contrário, criticou, o atual Governo tem adotado "medidas atrás de medidas que penalizam o investimento nesta área".

Como exemplo, a líder do CDS-PP alegou que "os pagamentos dos subsídios deixaram de ser feitos a tempo e horas e antecipadamente" ou que "o reembolso das despesas de investimento deixou de ser feito todos os meses no final do mês".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório