Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'Menàge à trois' entre PS, Bloco e PCP é "ficção"

“Imaginar um ministro do Bloco ao lado de um ministro do PCP pertence à ordem da ficção", considera Vital Moreira.

'Menàge à trois' entre PS, Bloco e PCP é "ficção"
Notícias ao Minuto

23:40 - 23/07/16 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Vital Moreira não considera “viável” trazer o Bloco de Esquerda e o PCP para o Governo. “Mesmo que fosse politicamente desejável” para muita gente, o jurista considera tratar-se de uma realidade da “ordem da ficção”. E explica porquê.

“Primeiro, estes meses mostraram o fosso intransponível entre o PS e os seus parceiros de maioria parlamentar em matérias tão decisivas como a UE, a disciplina orçamental e a dívida pública”, escreve o socialista, num post publicado no blog Causa Nossa.

Além das questões ligadas à União Europeia, Vital Moreira está convencido de que os dois “partidos da extrema-esquerda não têm nenhum interesse em comprometer-se politicamente no Governo, visto que só lhes interessa ‘sacar’ do PS as vantagens acordadas”.

Isto “sem terem de pagar o preço pela corresponsabilização em outras políticas, num quadro de solidariedade governamental e de apoio ao Governo sem derrogações”, acrescenta.

No entendimento do jurista, mesmo que cada um desses partidos aceitasse colaborar com o PS num governo comum, “já nenhum deles concebe compartilhar com o outro uma mesa de conselho de ministros num ‘ménage a trois’ com o PS”.

“Imaginar um ministro do Bloco ao lado de um ministro do PCP pertence à ordem da ficção política”, sublinha ainda o socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório