Procurar

Lei dos estrangeiros e habitação marcam arranque da campanha eleitoral

Recorde aqui AO MINUTO o primeiro dia da campanha para as eleições autárquicas, que se realizam a 12 de outubro.

Lei dos estrangeiros e habitação marcam arranque da campanha eleitoral

© FLICKR/PSD

Notícias ao Minuto
30/09/2025 12:28 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

Política

Autárquicas

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas arrancou esta terça-feira, com os líderes partidários a percorrem o país de Norte a Sul.

 

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, começou a campanha na Área Metropolitana de Lisboa.

Já o presidente do Chega, André Ventura, esteve no concelho de Sintra, durante a tarde, enquanto o secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, passou pelo Sul, no distrito de Faro.

Este primeiro dia de campanha eleitoral ficou marcado não só pela aprovação da nova lei dos estrangeiros, mas também pela crise da habitação. Luís Montenegro sublinhou, a este propósito, que houve um "ressurgimento de bairros de lata e de barracas" nos "municípios geridos pelo PS e pelo Partido Comunista Português", o que motivou críticas por parte dos líderes daqueles coletivos políticos.

Destaques

  • há 3 dias
  • há 3 dias
  • há 3 dias
  • há 3 dias
  • há 3 dias
Em direto

Em direto

Fim de cobertura

Daniela Filipe há 3 dias

Boa noite. Encerramos aqui este acompanhamento AO MINUTO do primeiro dia de campanha para as eleições autárquicas. Obrigada desde já por ter estado desse lado.

Habitação e mobilidade dividem os 12 candidatos ao Porto. O debate

Márcia Guímaro Rodrigues e Carolina Pereira Soares há 3 dias

Os 12 candidatos à presidência da Câmara Municipal do Porto defrontaram-se, esta terça-feira, num debate para as eleições autárquicas de 12 de outubro. A habitação e a mobilidade foram os maiores pontos de discórdia.

Recorde no link abaixo:

Habitação e mobilidade dividem os 12 candidatos ao Porto. O debate

Habitação e mobilidade dividem os 12 candidatos ao Porto. O debate

Recorde o nosso acompanhamento AO MINUTO do debate entre os 12 candidatos à presidência da Câmara Municipal do Porto.

Notícias ao Minuto | 22:07 - 30/09/2025

PCP acusa adversários de "simularem arrufos" mas convergirem no essencial

Lusa há 3 dias

O secretário-geral do PCP acusou hoje os adversários da CDU de "simularem arrufos", mas convergirem no essencial, considerando que isso é visível em Vila Nova de Gaia, onde quer voltar a eleger um vereador.

Num discurso num comício no Salão dos Bombeiros Voluntários de Valadares, em Vila Nova de Gaia, Paulo Raimundo afirmou que os adversários da CDU têm "meios e propaganda" com os quais a coligação "não consegue nem quer competir".

Vemos "os nossos adversários com meios brutais, a carregarem sacos de promessas, camionetas `tires´ de promessas, (...) numa simulação de acusações, de arrufos, numa aparente discordância, mas, em tudo aquilo que é central, lá estão todos alinhados", afirmou. 

Moedas acusa Leitão de querer "mais impostos, mais lixo e menos casas"

Lusa há 3 dias

O candidato de PSD/CDS-PP/IL à presidência da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, acusou hoje a coligação PS/Livre/BE/PAN de querer "mais impostos, mais lixo, menos casas, mais ocupas, menos saúde", e frisou que a escolha é entre crescimento ou retrocesso.

"Temos de ganhar Lisboa, porque podemos realmente fazer muito mais do que fizemos até agora, porque estávamos em minoria", afirmou Carlos Moedas, atual presidente da Câmara, que governa sem maioria absoluta e que se candidata a um segundo mandato.

O cabeça de lista da candidatura "Por ti, Lisboa", que junta PSD, CDS-PP e IL, falava no comício de arranque oficial da campanha para as eleições autárquicas, que começou com um atraso de uma hora, no Centro de Congressos de Lisboa, num auditório com centenas de apoiantes, mas longe de estar totalmente ocupado.

Candidato da CDU a Faro diz ter soluções para problema da habitação

Lusa há 3 dias

O candidato da CDU à Câmara de Faro, Duarte Baltazar, afirmou hoje que tem "soluções concretas" para resolver o problema da habitação no concelho e defendeu a construção de imóveis com renda acessível através de cooperativas.

"Temos propostas concretas que podem dar resposta aos anseios da população, apoiando e incentivando as cooperativas de habitação para a construção de casas acessíveis para todos", apontou.

No comício que assinalou o arranque oficial da campanha da CDU, em Faro, o candidato da coligação que junta os partidos Comunista Português (PCP) e Ecologista Os Verdes (PEV) prometeu "romper com a gestão autárquica dos últimos anos" que, disse, "tem favorecido os grandes interesses em detrimento do bem-estar da população".

"Os nossos objetivos em matéria de habitação, economia, gestão dos espaços públicos e bem-estar da população são para serem cumpridos".

José Almeida (Volt) defende desenvolvimento dos transportes em Lisboa

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista do Volt à Câmara Municipal de Lisboa, José Almeida, iniciou hoje a sua campanha para as autárquicas destacando a mobilidade e os transportes públicos como prioridades, especialmente na periferia norte da cidade.

O arranque da campanha do partido às autárquicas de 12 de outubro ocorreu na freguesia do Lumiar, numa zona que não é servida pelo metropolitano e que tem carreiras de autocarros com horários muito reduzidos, sobretudo ao fim de semana.

"Nós defendemos o prolongamento da linha Vermelha [do metro] para esta zona, ainda que não seja uma competência da Câmara, mas a Câmara deve ter aqui um papel fundamental a exigir ao Governo o prolongamento desta linha", afirmou José Almeida, em declarações à agência Lusa.

Candidato do PSD/CDS-PP/PPM a Évora quer transportes urbanos gratuitos

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Évora, Henrique Sim-Sim, apontou hoje a melhoria da mobilidade para os habitantes como uma das apostas da sua candidatura e propôs transportes gratuitos, até 2029.

"Há algo que nós queremos fazer, que é melhorar a mobilidade para os eborenses e, por isso, propomos precisamente o avanço dos transportes gratuitos, tendencialmente gratuitos, até 2029", disse o candidato, em declarações à agência Lusa.

Henrique Sim-Sim falava à Lusa à margem da inauguração, ao final da tarde de hoje, da sua sede de campanha, na Praça do Giraldo, e da apresentação do programa autárquico, iniciativa que juntou muitos militantes e simpatizantes dos partidos da coligação.

Segundo o candidato, as linhas dos transportes rodoviários urbanos, geridos pela Trevo, já "são gratuitas para os jovens e para os idosos", mas a sua candidatura pretende "criar um acordo" com a empresa gestora para que os transportes sejam "gratuitos para todos".

CDU quer reforçar votação no Porto para impedir que se torne num "resort"

Lusa há 3 dias

O secretário-geral do PCP manifestou-se hoje convicto de que a CDU vai conseguir reforçar a sua votação no Porto, para impedir que a cidade se torne num "'resort' turístico" e continue a ser "vendida às fatias".

Em declarações aos jornalistas antes de um comício na Praça da Corujeira, no Porto, Paulo Raimundo defendeu que a CDU tem "um património de ação, de luta e de ligação às populações" da cidade e manifestou-se convicto de que a coligação sairá reforçada nas autárquicas.

"Manter um vereador é um resultado que nós ambicionamos, mas queremos que esse vereador tenha mais respaldo do ponto de vista eleitoral, ou seja, mais votos", frisou.

Entre os problemas que identificou na cidade do Porto, Paulo Raimundo destacou o "desafio da habitação" e dos "despejos das pessoas das suas casas", que estão a ser "empurradas para fora da cidade do Porto".

Coligação PPM/PTP quer manter aeroporto em Lisboa para manter empregos

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista da coligação PPM/PTP à Câmara de Lisboa, Tomaz Ponce Dentinho, sublinhou hoje que uma das principais bandeiras da candidatura é "manter o emprego" na cidade e sublinhou que para isso é "fundamental manter o aeroporto".

"Lisboa para ser desenvolvida e sustentável tem que, em primeiro lugar, ter emprego", defendeu o candidato, em declarações à Lusa no primeiro dia oficial de campanha para as autárquicas de 12 de outubro, frisando que "acabar com o aeroporto de Lisboa sem ter alternativa e para longe é, de facto, muito grave".

"Há formas de fazer e, para além do mais, se o expandirmos com um custo de até 2,7 mil milhões de euros, vale a pena expandir este aeroporto em relação às alternativas que são apresentadas no estudo [técnico pedido pelo Governo]", considerou, depois de uma visita à infraestrutura aeroportuária da capital, referindo-se ao projeto da construção do novo aeroporto em Alcochete, no distrito de Setúbal.

Candidato da CDU a Évora quer reforçar serviços municipais

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Évora, João Oliveira, apontou hoje "o reforço da capacidade de resposta dos serviços municipais" como uma prioridade, propondo uma reorganização interna e investimentos em equipamentos e trabalhadores.

"É necessário reorganizar serviços para que possam estar mais próximos e dar uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos munícipes", afirmou à agência Lusa João Oliveira, à margem de uma apresentação de candidatos autárquicos e do programa eleitoral da CDU.

O candidato da coligação liderada pelos comunistas indicou que o reforço da capacidade de resposta dos serviços municipais é um dos cinco eixos prioritários do programa eleitoral, o qual apresenta, no total, mais de 100 medidas concretas.

IL quer aumentar eleitos locais contra "dança de cadeiras" entre PS e PSD

Lusa há 3 dias

A líder da IL estabeleceu hoje como objetivo nas autárquicas de outubro a eleição de vereadores e o aumento de autarcas, dando Castelo Branco como o exemplo de que o seu partido é a alternativa a PS e PSD.

"A nossa vontade é de aumentar o número de eleitos. Já tivemos uma grande conquista que estarem cada vez mais ter mais candidaturas autárquicas", mas "agora queremos aumentar, queremos eleger vereadores, queremos eleger mais deputados municipais, queremos eleger mais deputados de freguesia, eleger executivos de freguesia, esse é o nosso objetivo", resumiu Mariana Leitão, em declarações aos jornalistas, à margem de um comício que assinalou o início da campanha oficial autárquica para as eleições de 12 de outubro.

Em Castelo Branco, o atual presidente da Câmara é recandidato pelo PS, mas há uma lista independente que é liderada por um antigo vice-presidente socialista e que conta com o apoio do PSD e CDS locais e do antigo autarca socialista Luís Correia.

Leia mais aqui.

Mendes Godinho quer "escola do futuro" em Sintra e diálogo com democratas

Lusa há 3 dias

A cabeça de lista do PS/Livre à Câmara de Sintra defendeu hoje o compromisso de fazer do concelho "o espaço da escola do futuro" e manifestou-se aberta ao diálogo, após as eleições, com quem partilhe valores humanistas e democráticos.

"O nosso compromisso é mesmo fazer de Sintra também o espaço da escola do futuro, com a dimensão da cultura, do desporto integrados nos curricula das escolas, apostando muito nas competências computacionais também, e fazendo das escolas este espaço de integração com o reforço, nomeadamente, de equipas, [com] mais recursos humanos", afirmou Ana Mendes Godinho, em Agualva.

A antiga ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social falava após uma visita à Escola Secundária Ferreira Dias e uma arruada pela Avenida dos Bons Amigos, no arranque da campanha, com a presença dos porta-vozes do Livre, Isabel Mendes Lopes e Rui Tavares, e do primeiro candidato à Assembleia Municipal, João Soares.

Para Ana Mendes Godinho, a par do investimento estrutural no equipamento físico, é também determinante o investimento "na educação e nesta escola do futuro", e Sintra tem de ser "palco desta demonstração de que é na escola que se faz a integração, é na escola que se garante a transformação de vidas, é na escola que se garante as competências decisivas para a afirmação do concelho".

IL diz que está na altura de "querer mais" para Castelo Branco

Lusa há 3 dias

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Castelo Branco defendeu hoje que está na altura de "querer mais para o concelho" e lembrou que o PS o deixou "na encruzilhada a que se chegou".

"O atual presidente diz que a obra que quer fazer não se faz em quatro anos, mas a verdade é que eles não estão na Câmara há quatro anos, mas sim há 28 anos. Como assim não houve tempo para fazer mais, se não saem de lá há quase 30 anos?", questionou José Henriques.

O cabeça de lista da IL à Câmara de Castelo Branco discursava na sua primeira ação de campanha eleitoral que decorreu no Monte do Índio e que contou com a presença da líder do partido, Mariana Leitão.

"Em Castelo Branco, somos governados há quase três décadas pelo mesmo partido, o Partido Socialista, que deixou a cidade e concelho na encruzilhada a que chegámos hoje", disse.

BE defende estratégia polifacetada para a Baixa de Coimbra

Lusa há 3 dias

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Coimbra defendeu hoje uma estratégia polifacetada para dar vida à Baixa da cidade e acusou o atual executivo municipal de falhanço total nesse propósito.

Numa ação de campanha na rua Adelino Veiga, no coração da cidade, que outrora fervilhava de gente, José Manuel Pureza mostrou que a Baixa está "muita degradada do ponto de vista do edificado e com graves problemas de saúde pública".

Salientando que são precisas "políticas corajosas", o antigo deputado do BE manifestou a sua "preocupação e indignação" com o estado atual da baixa e com o "falhanço" do Plano Marshall prometido pelo atual presidente José Manuel Silva e recandidato da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt).

JPP diz não ter "política expansionista nacional" como primeiro objetivo

Lusa há 3 dias

O secretário-geral do JPP, Élvio Sousa, disse hoje que o partido não tem uma "política expansionista nacional" como primeiro objetivo, mas destacou as candidaturas nos concelhos da Maia e Gondomar como parte da sua afirmação.

"O JPP é um partido nacional de afirmação regional", disse, vincando que "o primeiro objetivo é a expansão territorial na Região Autónoma da Madeira".

Élvio Sousa falava no âmbito de uma ação de campanha do Juntos Pelo Povo (JPP) no arranque oficial da campanha para as autárquicas de 12 de outubro, no centro do Funchal, na qual o partido apresentou a equipa e os objetivos da candidatura, encabeçada por Fátima Aveiro.

Abrunhosa quer rever projeto de hotel para manter bienal em Santa Clara

Lusa há 3 dias

A candidata da coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN) afirmou hoje que pretende rever o processo de transformação do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova em hotel para o compatibilizar com a bienal Anozero.

"Vou lutar para que a bienal se mantenha ali", disse Ana Abrunhosa, que falava à agência Lusa antes da apresentação da comissão de honra, que decorreu na margem esquerda do rio Mondego, onde está o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Para a ex-ministra, era importante que aquele mosteiro fosse "um espaço de turismo em que a bienal fosse, de facto, a cereja no topo do bolo".

 

Líder do Chega ausente no primeiro dia de campanha para as autárquicas

Lusa há 3 dias

O presidente do Chega, André Ventura, esteve hoje ausente da campanha do partido para as eleições autárquicas de 12 de outubro, no primeiro dia do período oficial.

A presença de André Ventura era esperada numa arruada no concelho de Sintra, mas a assessoria do partido justificou a ausência com um "imprevisto", que não especificou.

A ação de campanha, uma arruada em Colares, fez-se com a presença da candidata do Chega à presidência da Câmara de Sintra, Rita Matias, e do líder parlamentar do partido, Pedro Pinto.

Líder da IL saúda lei de estrangeiros que permite "imigração com regras"

Lusa há 3 dias

A presidente da Iniciativa Liberal saudou hoje a aprovação da nova lei de estrangeiros, considerando que é necessária uma "imigração com regras" e "proporcionalidade".

A nova lei é "algo que a Iniciativa Liberal tem dito já há bastante tempo que era muito importante que ficasse resolvida e que entrasse em vigor", afirmou Mariana Leitão, salientando que é "preciso uma imigração com regras, com previsibilidade, com proporcionalidade".

Por isso, "foi muito importante para o país que hoje se conseguisse chegar à aprovação da lei dos estrangeiros", disse, criticando o "processo um pouco mal gerido por parte do Governo e do próprio PSD" que levou ao chumbo, em agosto, da primeira versão do diploma.

IL pede avaliação do número de funcionários públicos, apesar dos custos

Lusa há 3 dias

A presidente da Iniciativa Liberal pediu hoje uma avaliação do número de funcionários públicos e admitiu despedimentos mesmo que isso tenha custos eleitorais para o partido.

"Eu não digo que é preciso despedir pessoas, não digo que há pessoas a mais. Eu digo é que se se chegar a essa conclusão e é preciso que seja feita essa avaliação", afirmou Mariana Leitão em Castelo Branco, criticando as "afirmações categóricas de que não vão despedir ninguém" por parte do primeiro-ministro e do ministro da Reforma do Estado.

Isso "não é uma forma séria de olhar para a situação, não é uma forma séria de olhar para a administração pública", afirmou Mariana Leitão, numa ação em Castelo Branco, onde assinalou o início da campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro.

IL pede avaliação do número de funcionários públicos, apesar dos custos

IL pede avaliação do número de funcionários públicos, apesar dos custos

A presidente da Iniciativa Liberal pediu hoje uma avaliação do número de funcionários públicos e admitiu despedimentos mesmo que isso tenha custos eleitorais para o partido.

Lusa | 19:20 - 30/09/2025

Candidato da IL a Bragança quer nova área empresarial e atrair empresas

Lusa há 3 dias

O candidato da Iniciativa Liberal ao município de Bragança, Nuno Fernandes, adiantou hoje, no arranque da campanha eleitoral, querer construir uma nova área empresarial e atrair mais empresas, criando postos de trabalho.

"A nova zona industrial foi criada no pior sítio possível, porque é uma zona habitacional", criticou o candidato, explicando que "a rotunda de saída é inclinada e os camiões não conseguem sair", o que significa que usarão a antiga avenida das Cantarias, o que leva "a congestionar mais essa estrada, a degradá-la e a criar confusão".

Além disso, atualmente na "nova zona industrial estão disponíveis apenas pequenos lotes", impossibilitando a instalação de grandes empresas. "Uma empresa que queira vir para Bragança não pode estar à espera de meio ano, um ano, para se instalar, tem de ser automático", afirmou.

JPP quer governar no Funchal para mostrar que não é igual aos outros

Lusa há 3 dias

O JPP quer chegar à governação da Câmara do Funchal, na Madeira, para mostrar que não é um partido igual aos outros, disse hoje a cabeça de lista, Fátima Aveiro, vincando que o seu "único interesse" é servir os cidadãos.

"O nosso propósito é permanecer quatro anos ao serviço, dar provas à população de que não somos políticos iguais aos outros", afirmou, para logo reforçar: "O que nós pedimos à população é que nos dê um voto de confiança e a possibilidade de chegar à governação da Câmara, para termos possibilidade de mostrar que não somos iguais."

A candidata do Junto Pelo Povo (JPP) à Câmara do Funchal falava no âmbito de uma iniciativa no arranque oficial da campanha para as autárquicas de 12 de outubro, no centro da capital madeirense, na qual o partido apresentou a equipa e os objetivos da candidatura.

Candidato do PS a Faro quer criar 24 novas salas de jardim de infância

Lusa há 3 dias

O candidato do PS à Câmara de Faro disse hoje querer criar 24 novas salas de jardim-de-infância no concelho, em dois mandatos, caso seja eleito, comprometendo-se até lá a subsidiar as crianças que não tenham conseguido vaga.

"O nosso compromisso é: nestes primeiros quatro anos, abrimos 12 salas de aula, novas salas de aula, e nos quatro anos seguintes as outras 12, conseguindo, assim, em oito anos ter uma oferta pública a 100% com os números que temos hoje", disse António Miguel Pina.

Falando à Lusa à margem de uma visita à Escola Secundária João de Deus, o socialista sublinhou que a abertura das 24 novas salas tornaria Faro "o primeiro concelho do Algarve, e dos poucos do país", a ter total cobertura na oferta pública.

Considerando que este é um dos seus grandes desafios na área da Educação, António Miguel Pina comprometeu-se, até que a oferta fique completa, a subsidiar em 50% todas as crianças que estejam inscritas no sistema público e não tenham tido entrada.

Chega arranca campanha na capital em Santa Clara

Lusa há 3 dias

O candidato do Chega à Câmara Municipal de Lisboa arrancou hoje oficialmente a campanha em Santa Clara, durante a celebração do 12.ª aniversário da freguesia, onde espera eleger o próximo presidente.

A arruada do Chega em Santa Clara começou com um 'incidente diplomático': à mesma hora para que estava marcado o início, começava, no Largo do Ministro, a celebração do 12.º aniversário da freguesia, uma coincidência que levou a presidente desta autarquia, a socialista Maria da Graça Ferreira, a alertar que o evento não tinha "rigorosamente nada" de político.

"É um encontro da instituição Junta de Freguesia. Se alguém entender algo diferente disso, é o seu entendimento, errado, com certeza, abusivo, com certeza, mas não é a nossa intenção", notou a presidente da Junta de Santa Clara, que cumpre o terceiro e último mandato.

Lei de Estrangeiros? "A redação final deixa-nos confortáveis", diz IL

Carolina Pereira Soares há 3 dias

A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão marcou hoje presença na campanha do partido para as eleições autárquicas em Castelo Branco, onde aproveitou para falar sobre a lei dos Estrangeiros, aprovada esta manhã.

A liberal considerou que a "redação final deixa-nos confortáveis" realçando que a proposta inicial do Chega (o voto que, na prática, aprovou esta proposta) "falava de uma forma muito abrangente de apoios sociais" e que é necessário "equilíbrio" nestas matérias.

"A proposta que ficou é bastante mais equilibrada", considerou a líder da IL, acrescentando que esta lei é "sem dúvida essencial" para regular a imigração e garantir a sustentabilidade do país.

Mais barracas em autarquias PCP e PS? "Primeiro-ministro vive numa bolha"

Márcia Guímaro Rodrigues há 3 dias

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, afirmou esta terça-feira que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vive numa bolha" e recordou que o concelho de Almada tem "duas mil habitações degradadas" em territórios do Governo.

Em causa está o facto de o primeiro-ministro e líder do PSD ter afirmado que as barracas e bairros de lata têm ressurgido sobretudo em autarquias socialistas e comunistas.

"O senhor primeiro-ministro vive numa bolha. Custa-me dizer isto, mas é cada tiro, cada melro", começou por referir Paulo Raimundo, em declarações aos jornalistas, no Porto, após ser questionado sobre as declarações de Luís Montenegro.

"Há duas mil barracas, duas mil habitações degradadas, em território do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), neste caso em Almada", e o IHRU é uma responsabilidade direta do Governo", acrescentou.

Paulo Raimundo sublinhou, ainda, que "se há autarquia onde infelizmente o número de pessoas que vive em condições indignas identificas é em Lisboa", onde há "11.500 agregados familiares que vivem em condições indignas".

Campanha dos líderes marcada pela aprovação da nova lei dos estrangeiros

Lusa há 3 dias

O primeiro dia oficial da campanha autárquica dos líderes partidários ficou marcada pelo debate e aprovação no parlamento da nova versão da lei dos estrangeiros, depois de a primeira ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional e consequentemente vetada.

Até ao meio da tarde, a aprovação de uma nova lei dos estrangeiros com os votos do PSD, CDS-PP, Chega, IL e JPP foram o tema dominante da campanha autárquica dos líderes que estiveram na estrada, como o presidente do PSD e primeiro-ministro.

Ainda antes da votação no parlamento, Luís Montenegro não confirmou qualquer acordo com Chega, que na véspera tinha colocado como condição para viabilizar o diploma a introdução de uma norma para condicionar o acesso aos apoios sociais aos imigrantes com cinco anos ou mais de descontos para a Segurança Social.

Montenegro optou por assinalar que, na nova versão da lei, as contrapartidas "são para as pessoas" e sublinhar que houve "diálogo com todos" e foram aprovadas propostas do PS e do Chega, considerando "um sinal dos tempos" que tenham votado o diploma de forma diferente.

Primeiro dia de campanha marcado pela aprovação da lei dos estrangeiros

Primeiro dia de campanha marcado pela aprovação da lei dos estrangeiros

O primeiro dia oficial da campanha autárquica dos líderes partidários ficou marcada pelo debate e aprovação no parlamento da nova versão da lei dos estrangeiros, depois de a primeira ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional e consequentemente vetada.

Lusa | 19:09 - 30/09/2025

Candidato da Nova Direita defende rede cultural para Coimbra

Lusa há 3 dias

O candidato do partido Nova Direita à Câmara Municipal de Coimbra, Tiago Martins, defendeu hoje a importância de se criar uma rede cultural no concelho, que promova eventos identitários da cidade, mas também das freguesias.

"Sabemos que há sítios em Coimbra que acolhem certos grupos, certos espetáculos, nomeadamente o Teatro Académico de Gil Vicente e o Convento São Francisco, mas também sabemos que é importante valorizarmos quem faz os espetáculos, quem promove a cultura em Coimbra", referiu.

Em declarações à agência Lusa, o candidato vincou a necessidade de se criar uma rede conjunta, para que "haja uma organização a nível cultural entre as várias entidades, nomeadamente o Teatrão, o Teatro da Cerca de São Bernardo, ou seja, a Escola da Noite e a Casa da Esquina, entre outros grupos".

Pizarro quer pontão a ligar Quinta da Prelada cortada por VCI no Porto

Lusa há 3 dias

O candidato do PS à Câmara do Porto prometeu hoje abrir a Quinta da Prelada ao público em 2026, pretendendo que a Infraestruturas de Portugal construa um pontão a ligar os dois lados deste espaço verde cortado pela VCI.

"A Via de Cintura Interna [VCI] tem um dono. O dono é o Estado, a Infraestruturas de Portugal [IP]. Eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para que seja a Infraestrutura de Portugal a remunerar essa obra [pontão]. Acho que faz todo sentido. Foi mesmo a VCI que guilhotinou a Casa e a Quinta da Prelada", declarou hoje Manuel Pizarro numa visita àquele espaço, na freguesia de Ramalde.

O socialista aponta a construção deste pontão para "2027 ou 2028", mas deixa já um compromisso para o próximo ano de 2026: abrir a parte deste espaço que tem entrada pela Rua do Monte dos Burgos, e que está a ser intervencionado, aos portuenses.

IL/Açores quer alterações legislativas para atuação nas drogas sintéticas

Lusa há 3 dias

A candidata da IL/Açores à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Alexandra Cunha, criticou hoje o Governo da República por "tardar em alterar" a legislação relativa às drogas sintéticas, no sentido de permitir que, no concelho, as autoridades possam atuar.

No primeiro dia de campanha eleitoral, a candidata reuniu-se com a Associação Alternativa -- Associação Contra as Dependências, tendo afirmado que sempre foi "crítica" no que respeita ao "combate às dependências" durante as suas funções como deputada municipal nos últimos quatro anos.

A candidata saiu do encontro "naturalmente preocupada, porque a situação não se tem vindo a resolver, mas a agravar-se".

Alexandra Cunha afirmou que existem "mais de 100 jovens adultos sinalizados em tratamento e acompanhamento", acrescentando que o Governo da República "tarda em alterar o quadro legislativo em relação às drogas sintéticas", para que "todas as autoridades consigam atuar" no concelho de Ponta Delgada.

Coligação PS-PAN promete retirada da feira do meio da estrada em Braga

Lusa há 3 dias

O cabeça-de-lista da coligação PS-PAN à Câmara de Braga garantiu hoje que, se ganhar as eleições, na "semana seguinte" à tomada de posse recolocará a feira semanal no seu local original, o parque de estacionamento do Forum da cidade.

Em declarações à Lusa após uma ação de campanha na feira semanal, António Braga criticou o espaço atualmente escolhido, considerando "absolutamente insólito e errado" que o certame obrigue a cortar uma estrada nacional.

Por isso, garantiu, se ganhar as eleições, "na semana seguinte" à sua tomada de posse recolocará a feira no local "de onde nunca devia ter saído", no parque de estacionamento do Forum Braga.

"É apenas uma decisão administrativa", lembrou.

Barracas? Carneiro acusa Montenegro de "grande desumanidade"

Lusa há 3 dias

O líder do PS acusou hoje o primeiro-ministro de "grande desumanidade" nas declarações sobre o maior ressurgimento de barracas em autarquias socialistas e comunistas, questionando se sabe que estas estão a nascer maioritariamente dentro dos terrenos do Estado.

"Entendi ser uma declaração, como aliás já é costume, de uma grande desumanidade, porque o doutor Luís Montenegro devia saber que as pessoas que saíram de Lisboa, muitas delas por falta de resposta habitacional, por falta de condições de vida, aumentou o número de sem-abrigo e muitos procuraram nas periferias de Lisboa a resposta, que é uma resposta com muita indignidade", respondeu José Luís Carneiro aos jornalistas no final da primeira ação de campanha no dia, em Faro.

Na opinião do secretário-geral do PS, esta situação deveria "interpelar o primeiro-ministro do país para responder aos cidadãos sobre aquilo que está a fazer para responder à habitação".

"Já agora faço uma pergunta que gostava que o doutor Luís Montenegro pudesse responder: o doutor Luís Montenegro, por acaso, tem consciência de que uma parte onde mais barracas estão a nascer é dentro dos terrenos do Estado e do Instituto de Habitação", questionou.

"Mais barracas"? Montenegro "sabe que nascem nos terrenos do Estado?"

O líder do PS acusou hoje o primeiro-ministro de "grande desumanidade" nas declarações sobre o maior ressurgimento de barracas em autarquias socialistas e comunistas, questionando se sabe que estas estão a nascer maioritariamente dentro dos terrenos do Estado.

Lusa | 18:15 - 30/09/2025

Filipe Araújo acusa Pedro Duarte de aproveitamento político

Lusa há 3 dias

O candidato autárquico ao Porto Filipe Araújo (independente) acusou hoje Pedro Duarte (PSD/CDS-PP/IL) de fazer aproveitamento político do abate de árvores nas obras do metrobus na Boavista, assegurando que no final haverá mais exemplares plantados.

"O Pedro Duarte, quando foi da petição [lançada em maio contra abate de árvores e em defesa da ciclovia junto do Parque da Cidade], esqueceu-se de informar os portuenses sobre o facto de a Câmara Municipal, e eu próprio, em conjunto com o presidente da Câmara [Rui Moreira], batermos o pé e já termos exigido a manutenção das árvores em frente ao Parque da Cidade", disse hoje à Lusa Filipe Araújo.

Pedro Duarte defendeu hoje que "não pode haver obras na cidade nas costas" da autarquia, responsabilizando os serviços ambientais, tutelados pelo adversário Filipe Araújo, pelo abate de árvores para o metrobus.

BE defende reforço dos apoios sociais no Funchal para mais munícipes

Lusa há 3 dias

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Funchal, na Madeira, nas eleições autárquicas, defendeu hoje uma revisão aos apoios sociais que existem, de modo a abrangerem mais munícipes.

O partido escolheu hoje o centro da cidade para arrancar a campanha eleitoral para as autárquicas de 12 de outubro, onde entregou panfletos e falou com alguns munícipes sobre questões que os preocupam, como o custo de vida e a pobreza.

Em declarações aos jornalistas, junto a um centro comercial e a uma das ruas mais movimentadas do Funchal, a cabeça de lista bloquista, Dina Letra, referiu que as autarquias não podem intervir ao nível dos salários nem aumentar reformas, "mas podem dar apoio à população".

"E, numa altura em que a Câmara Municipal do Funchal tem receita fiscal extraordinária de milhões de euros, em que cobra tantos impostos aos funchalenses, nós não podemos permitir que ainda haja no Funchal quem passe fome e quem passe dificuldades", afirmou.

Bruno Pereira quer construir habitações para idosos em Matosinhos

Lusa há 3 dias

O candidato da Aliança Democrática (AD) à Câmara Municipal de Matosinhos, Bruno Pereira, revelou hoje querer construir habitações partilhadas para idosos e um lar e centro de dia para idosos com demências ou problemas psiquiátricos.

"É necessário garantir que a população idosa tenha um envelhecimento saudável com assistência social, autonomia e realização pessoal", referiu o social-democrata à Lusa.

Em sua opinião, a entrada na terceira idade acarreta um acréscimo nos cuidados de saúde pública e uma redução de rendimentos, pelo que é fundamental diminuir a vulnerabilidade a que estas pessoas estão expostas.

Por esse motivo, Bruno Pereira, que é vereador sem pelouro na autarquia, atualmente liderada pela socialista Luísa Salgueiro, quer promover habitação de 'coliving' sénior [casas partilhadas], medida essa que apresentou a instituições de solidariedade social que visitou.

Cardoso quer transformar antigo casão militar em hotel social no Porto

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista da candidatura Porto Primeiro - Nuno Cardoso (coligação NC/PPM) prometeu hoje recuperar um antigo casão militar na Rua da Boavista, no Porto, transformando-o num hotel social para acolher pessoas sem-abrigo.

Em declarações aos jornalistas à margem da reunião com os "Cidadãos de 1.ª", um grupo de pessoas em situação de sem-abrigo da cidade do Porto, o antigo presidente da Câmara do Porto afirmou tratar-se de "um prédio devoluto há cerca de 30 anos" que parte dos "equipamentos que estão abandonados pelo Estado português" que quer reivindicar.

"No casão militar vamos fazer um hotel social para dar a primeira resposta a quem, por azar, cai nessa situação", afirmou Nuno Cardoso que, sem divulgar o montante necessário para a recuperação do imóvel, estima "que seja uma obra para estar pronta num período de três a quatro meses".

CDS-PP define como objetivo reeleger vereador em Sintra

Lusa há 3 dias

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, definiu hoje como objetivo da candidatura centrista à Câmara de Sintra reeleger um vereador, mesmo com o partido a concorrer sem estar coligado ao PSD, como aconteceu em 2021.

Na sua primeira ação de campanha para as autárquicas de 12 de outubro, um contacto a população das ruas de Algueirão-Mem Martins, Sintra, Nuno Melo disse esperar que o atual vereador e candidato Maurício Rodrigues, 54 anos, volte a conseguir um lugar no executivo camarário.

Para Melo, se "há justiça na política, como há justiça na vida" o trabalho dos autarcas do CDS-PP em Sintra será bem avaliado e resultará num bom resultado para os centristas no dia 12 de outubro.

PSD reúne candidatos para fazer esquecer Velho do Restelo em Lisboa

Lusa há 3 dias

Os cabeças de lista do PSD às autárquicas do distrito de Lisboa reuniram-se hoje num almoço em Belém para o arranque da campanha, com analogias entre política nacional e o episódio do Velho do Restelo de "Os Lusíadas", de Camões.

"Não quero fazer aqui um exercício de vulgarização do poema, mas essa oposição entre as caravelas e o Velho do Restelo tornou-se numa oposição típica da política portuguesa", disse o candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL à presidência da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Momentos antes do discurso do autarca, que procura um segundo mandato à frente do município da capital, os candidatos aguardavam, entre cervejas e croquetes, pela chegada do presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O dirigente sentou-se na mesa em "U" com Carlos Moedas à sua direita e o cabeça de lista da coligação PSD/IL/PAN à Câmara de Sintra, Marco Almeida (que voltou ao partido em 2018, depois de ser eleito vereador como independente), à esquerda. 

 

Sintra? "A preocupação é sempre melhorar a vida das pessoas", diz Livre

Márcia Guímaro Rodrigues há 3 dias

O porta-voz do Livre, Rui Tavares, defendeu esta terça-feira que Ana Mendes Godinho, candidata da coligação 'As Pessoas, Sempre' (PS/Livre), à presidência da Câmara Municipal de Sintra tem como "preocupação melhorar a vida das pessoas".

"A preocupação é sempre melhorar a vida das pessoas", atirou, em declarações aos jornalistas, após ter sido questionado se estava "preocupado" com o facto de o partido Chega ter sido o mais votado do concelho de Sintra nas últimas eleições legislativas.

"A Ana Mendes Godinho tem aqui as propostas, que nós apoiamos, para o concelho de Sintra. Quando a Ana Mendes Godinho fala em fazer creches em sistema modelar, ou seja, mais rápido para milhares de crianças. Isso é resolver os problemas da vida das pessoas", exemplificou.

CDU defende mais funcionários nas instalações desportivas em Coimbra

Lusa há 3 dias

O candidato da CDU (coligação PCP/PEV) à Câmara de Coimbra defendeu hoje que o município deve contratar mais funcionários para que as instalações funcionem em diversos horários, de forma a não prejudicar a preparação dos atletas.

"Temos em Coimbra atletas de alta competição que precisam de treinar diariamente, como é o caso da ginástica e da natação, que, em vésperas de provas, têm de ir treinar para outros concelhos", denunciou à agência Lusa Francisco Queirós.

Isto acontece também com os ginastas porque, segundo o candidato, vereador do município de Coimbra em regime de permanência, as instalações desportivas "ou não estão disponíveis ou estão encerradas, nomeadamente aos fins de semana e feriados, porque não há pessoal suficiente".

Nova Direita estreia-se na campanha focada na habitação e na segurança

Lusa há 3 dias

A líder da Nova Direita, Ossanda Líber, elegeu hoje a habitação e a segurança como prioridades da candidatura que apresenta às eleições autárquicas para a Câmara Municipal de Lisboa, a realizar em 12 de outubro.

Durante a primeira ação de campanha, que começou no bairro da Mouraria, Ossanda Líber referiu que viu "pessoas a drogarem-se" naquela zona de Lisboa, enquanto percorreu as ruas com a pequena comitiva que a acompanhava.

"Infelizmente é um bairro que tem muitos problemas de segurança", disse aos jornalistas.

Hélder Sousa (Livre) defende rede de casas de criação no Porto

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto defendeu hoje a criação de uma rede de casas de criação geridas por artistas ou associações, reativando espaços da cidade e dedicando-os ao exercício da imaginação e da cidadania.

"A cultura é uma área fundamental de coesão social e de coesão territorial da cidade e que também se liga muito com as políticas intergeracionais que nós defendemos: políticas de juventude e políticas para as pessoas mais velhas. Uma das nossas principais bandeiras é a criação de uma rede de casas de criação autogeridas, geridas por artistas, por coletivos, por associações amadoras também ligadas às práticas artísticas", disse à Lusa Hélder Sousa.

Ampliação da pista do Aeroporto da Horta é tema que une candidatos

Lusa há 3 dias

A ampliação da pista do Aeroporto da Horta, nos Açores, é uma obra considerada "estruturante" para os cinco candidatos à Câmara Municipal local, embora todos concordem que é responsabilidade da República e do Governo Regional, não do município.

Luísa Salgueiro quer criar 300 novas vagas em creches e 300 em lares

Lusa há 3 dias

A cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, adiantou hoje querer criar 300 novas vagas em creches e outras 300 em lares de idosos para construir uma cidade mais justa para todos.

Esse objetivo está plasmado no seu programa autárquico 2025--2029, divulgado hoje, no qual estabeleceu 150 compromissos, um dos quais passa pela criação destas 600 novas vagas em creches e lares.

"Reafirmamos o nosso compromisso com uma política social inclusiva, centrada nas pessoas e orientada para a promoção da qualidade de vida em todas as fases da vida", assinalou Luísa Salgueiro, que lidera atualmente a autarquia, do distrito do Porto.

Para cumprir o aumento de vagas, nomeadamente nas creches, a autarca, que também assume a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), propõe apoiar a construção de três novos infantários (Santa Casa da Misericórdia, Paróquia do Padrão da Légua e Casa do Povo de S.C. do Bispo) e a ampliação e reabilitação de outros sete.

A juntar a isto, Luísa Salgueiro pretende construir uma residência assistida para idosos em Guifões.

PAN quer garantir representação na Assembleia Municipal Funchal

Lusa há 3 dias

A cabeça de lista do PAN à Câmara do Funchal, na Madeira, nas eleições autárquicas considerou hoje que a habitação é a prioridade do concelho e disse que o principal objetivo da candidatura é "garantir representação na Assembleia Municipal".

"A nossa candidatura tem como mote 'fazer diferente pelo Funchal'. O nosso principal objetivo e foco é garantirmos representação na Assembleia Municipal e podermos trazer aquelas que são as nossas prioridades", disse Mónica Freitas, também porta-voz da estrutura regional do partido.

Independente Ricardo Silva defende rede de 'tram-train' para Braga

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista do movimento independente Amar e Salvar Braga à Câmara de Braga, Ricardo Silva, defendeu hoje que a solução para os problemas de mobilidade na cidade passa pela implementação de uma rede de 'tram-train'.

Em conferência de imprensa, Ricardo Silva sublinhou que há um projeto em curso para o BRT (metrobus) e que não quer desperdiçar o financiamento aprovado, mas pretende que na linha projetada (da estação de caminhos de ferro ao hospital, passando pela Universidade do Minho), com três quilómetros, sejam instalados carris e os negativos para cabos elétricos que não inviabilizem o 'tram-train'.

O 'tram-train' é um elétrico híbrido que permite que o mesmo veículo possa circular numa linha de elétrico urbano, mas também no canal ferroviário pesado.

"Há um projeto em curso para o BRT e obviamente que nós não vamos desperdiçar esse financiamento. Aquilo que nós agora pedimos é que quem ainda está à frente do executivo, e como ainda se está em fase de lançar os concursos e de fazer as adjudicações, nestes três quilómetros do BRT o faça já equipando-o com ferrovia", referiu Ricardo Silva.

Acrescentou que um 'tram-train' vai permitir entrar na ferrovia da linha de ferro e ainda em concelhos vizinhos, como Guimarães, Barcelos e Famalicão, evitando as deslocações em automóvel e servindo obviamente melhor os cidadãos.

Campanha do PSD arranca em Lisboa com Montenegro. Os sorrisos (e imagens)

Ana Teresa Banha há 3 dias

A campanha para as Autárquicas começou oficialmente esta terça-feira e o presidente do PSD marcou presença em Lisboa, Sintra e Cascais, estando rodeado de sorrisos e apoiantes - em contraste com o que se passou no fim de semana.

Veja as imagens:

Campanha do PSD arranca em Lisboa com Montenegro. Os sorrisos (e imagens)

Campanha do PSD arranca em Lisboa com Montenegro. Os sorrisos (e imagens)

A campanha para as Autárquicas começou oficialmente esta terça-feira e o presidente do PSD marcou presença em Lisboa, Sintra e Cascais, estando rodeado de sorrisos e apoiantes - em contraste com o que se passou no fim de semana.

Ana Teresa Banha com Lusa | 15:44 - 30/09/2025

Candidato do RIR a Lisboa defende um lar em cada freguesia

Lusa há 3 dias

O candidato do Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) à Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de um lar em cada freguesia, para se arranjar soluções de habitação à população idosa e evitar que tenha de sair da cidade.

Luís Mendes falava à Lusa na sua primeira ação de campanha oficial para as eleições de 12 de outubro, depois de dar uma volta pelo Bairro Alto, na freguesia da Misericórdia, acompanhado pela presidente do partido, Márcia Henriques.

"A minha grande proposta é a ideia de ter um lar em cada freguesia. Atualmente, os idosos, após uma determinada idade, as [suas] famílias vêm-se obrigadas a procurar soluções fora do concelho. E, muitas vezes, às vezes, até fora do distrito", disse.

"Não pode haver obras no Porto nas costas da Câmara", diz Pedro Duarte

Lusa há 3 dias

O cabeça de lista do PSD/CDS-PP/IL ao Porto, Pedro Duarte, defendeu hoje que "não pode haver obras na cidade nas costas" da autarquia, responsabilizando os serviços ambientais, tutelados pelo adversário Filipe Araújo, pelo abate de árvores para o metrobus.

"Não pode haver obras na cidade nas costas da câmara municipal. Eu garanto que comigo a presidente de Câmara isso nunca acontecerá", disse hoje Pedro Duarte aos jornalistas, referindo-se ao avanço das obras da segunda fase do metrobus.

Questionado pelo facto de a Câmara ter tido conhecimento do seu avanço, como foi hoje noticiado pela Lusa, Pedro Duarte precisou que ficou "em certo sentido surpreendido".

"Os portuenses viram árvores a serem derrubadas daquela forma absolutamente inqualificável, e percebemos que os responsáveis camarários nada disseram e nada fizeram, nomeadamente os responsáveis que têm a área do Ambiente, [o] torna isso ainda mais chocante", disse.

Montenegro diz que barracas têm ressurgido mais em autarquias do PS e PCP

Lusa há 4 dias

O líder do PSD afirmou hoje que as barracas e bairros de lata têm ressurgido sobretudo em autarquias socialistas e comunistas, defendendo que os presidentes de câmara sociais-democratas "não ficam a olhar" para este problema.

Luís Montenegro falava num almoço com todos os autarcas do distrito de Lisboa, a que só faltaram os independentes Isaltino Morais (Oeiras) e Sérgio Galvão (Torres Vedras) e no qual se centrou, sobretudo, nos problemas da habitação e segurança na Área Metropolitana de Lisboa.

"Estas candidaturas que nós aqui temos não são dos que ficam a olhar e observar o renascimento de núcleos de barracas. Não há que ter problemas de falar nas palavras como elas são: de barracas, de bairros de lata", afirmou.

O também primeiro-ministro salientou que este tipo de habitação tinha sido "erradicada por um governo com a mesma inspiração ideológica", referindo-se aos executivos liderados por Cavaco Silva.

"Prioridade máxima" à habitação na campanha da coligação 'Viver Lisboa'

Lusa há 4 dias

A habitação tem "prioridade máxima" e a Junta de Freguesia de São Vicente, onde pontuam edifícios devolutos e em risco de derrocada, foi o cenário escolhido pela coligação 'Viver Lisboa' para arrancar a campanha para as eleições autárquicas.

Na arruada entre o Mercado de Sapadores e o Largo da Graça, em Lisboa, Alexandra Leitão, cabeça de lista da coligação que junta PS, Livre, BE e PAN, ouviu relatos de realojamentos forçados após derrocadas de prédios antigos, casas inadaptadas a pessoas com dificuldades de mobilidade, lojas antigas obrigadas a fechar.

Em declarações aos jornalistas, a candidata apontou o dedo às decisões do Governo de colocar imóveis públicos à venda ou em regime de concessão para aplicar a anunciada "renda moderada", até 2.300 euros por mês.

"Comigo na Câmara de Lisboa, as rendas serão sempre acessíveis, ou seja, os 30% do rendimento que o agregado familiar tem", assegurou, qualificando como "completamente absurdo chamar moderada a uma renda de 2.300 euros".

O facto de uma renda desse montante ser "uma realidade no mercado livre não quer dizer que seja uma realidade apoiada pelos poderes públicos", distinguiu, realçando que "não pode haver uma renda apoiada em que os privados que constroem têm apoios públicos e depois aplicarem uma renda de 2.300 euros".

Mais de 9,3 milhões de eleitores inscritos para votar nas Autárquicas

Lusa há 4 dias

Mais de 9,3 milhões de eleitores estão inscritos para votar nas eleições autárquicas de 12 de outubro, dos quais mais de 41 mil são cidadãos estrangeiros recenseados em Portugal, segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Em resposta à Lusa, o MAI especificou que, no domingo, data em que se deu o encerramento dos cadernos eleitorais, existiam 9.303.840 eleitores inscritos para as autárquicas.

Destes, 9.262.722 são eleitores nacionais, acrescentou o MAI.

Dos restantes, 18.319 são eleitores estrangeiros da União Europeia (UE) e 22.799 são eleitores estrangeiros provenientes de fora da UE, em ambos os casos recenseados em território nacional, acrescentou.

A campanha oficial para as eleições autárquicas, que se realizam em 12 de outubro, começou hoje e decorrerá até 10 de outubro, sexta-feira que antecede o dia eleitoral, segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Os dados provisórios da CNE estimam que se candidatam nestas autárquicas 817 forças políticas e movimentos, dos quais 618 são candidaturas de grupos de cidadãos eleitores, 181 candidaturas de diferentes coligações partidárias e ainda de 18 partidos políticos.

Saiba mais aqui.

Candidato da CDU em Portalegre quer colocar cidade "no mapa"

Lusa há 4 dias

O candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Portalegre, Diogo Júlio, traçou hoje como meta colocar a cidade "no mapa" e defendeu a reindustrialização e a fixação de jovens no território, caso seja eleito.

"É possível reindustrializar a cidade de Portalegre. A indústria tem de voltar, tem de haver condições para que os nossos jovens se fixem, que tenham condições de trabalho e trabalho digno", defendeu.

Diogo Júlio, que falava à agência Lusa no arranque da campanha eleitoral autárquica da CDU em Portalegre, no Bairro dos Assentos, disse esperar conquistar o município atualmente liderado por Fermelinda Carvalho, da coligação PSD/CDS-PP, para voltar a colocar a cidade "no mapa" do desenvolvimento.

"A ideia que nós temos para inverter a situação de perda de população [no concelho] só é possível com políticas integradas", segundo o candidato da coligação liderada pelo PCP.

E estas políticas têm que ter "em conta a habitação, o emprego de qualidade", o facto de "os jovens poderem ter os seus filhos na escola", de a população "poder ir ao hospital".

E, "acima de tudo, pôr a cidade no mapa, [que] foi de onde ela tem sido retirada há uma geração já", enfatizou.

PS em Viana quer fazer chegar transportes públicos a 70 mil habitantes

Lusa há 4 dias

O candidato do PS, Luís Nobre, que tenta a reeleição para um segundo mandato na Câmara de Viana do Castelo, afirmou hoje que, se ganhar as autárquicas, vai alargar o serviço de transportes a mais de 70 mil pessoas.

"O compromisso que assumi (...) prevê a criação de um segundo anel [de transportes públicos]. Vai depender da contratação de mais Agentes Únicos de Transporte (AUT). Temos um terceiro procedimento a decorrer, vamos abrir outro. Neste momento, já servimos 50 mil vianenses e, com o segundo anel, vamos ultrapassar os 70 mil", salientou.

Luís Nobre dedicou o primeiro dia de campanha eleitoral para as eleições de 12 de outubro à mobilidade, percorrendo a área urbana nos autocarros elétricos que começaram a operar há uma semana, para "sentir a avaliação" dos munícipes.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, Nobre tem 54 anos, está há 20 na Câmara de Viana do Castelo e concorre com a mesma equipa com que venceu as eleições de 2021.

Portalegre: Candidata do PSD/CDS quer 2.º mandato para continuar projeto

Lusa há 4 dias

A candidata da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assumiu hoje querer conquistar um segundo mandato nestas autárquicas para "dar continuidade" ao seu projeto e reforçar a aposta na habitação e na criação de empresas.

No primeiro dia de campanha eleitoral, a candidata e atual presidente do Município de Portalegre fez uma ação de rua no Bairro dos Assentos, com uma forte participação de apoiantes, tendo sido acarinhada pelos eleitores com os quais se cruzou, constatou a agência Lusa no local.

"A mensagem que eu quero passar aos portalegrenses é que há um trabalho a que temos de dar continuidade. Não é possível, em quatro anos, executar todo um projeto que permitiu transformar Portalegre. Resolvemos muitas questões, muitas obras, mas muito mais há para fazer", destacou.

Durante uma pausa na entrega de canetas e documentos aos eleitores, a cabeça de lista afiançou à Lusa que o seu programa eleitoral "é ambicioso". E é também aquele que, na sua opinião, Portalegre e as freguesias rurais necessitam nesta altura.

"Nós precisamos de fixar pessoas, esse é o ponto fundamental, precisamos de fixar mais empresas, criar mais emprego, pelo que, a ampliação da zona industrial, é importantíssima", defendeu.

ADN defende cumprimento do PDM e fiscalização séria às obras no Funchal

Lusa há 4 dias

O cabeça de lista da candidatura da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara do Funchal, na Madeira, nas eleições autárquicas, defendeu hoje uma fiscalização "séria" nos licenciamentos e obras, apontando alegadas violações ao Plano Diretor Municipal (PDM).

Miguel Pita e a sua pequena comitiva deslocaram-se hoje, no arranque oficial da campanha para as autárquicas de 12 de outubro, a um empreendimento destinado a alojamento local, na freguesia de Santo António, nos arredores do Funchal, que o partido diz violar o PDM.

"O ADN veio mostrar como a Câmara Municipal do Funchal falhou em toda a frente desde a aprovação deste projeto, em 2023, e a falta de fiscalização ao longo destes dois anos. O prédio foi crescendo, violou todas as regras do PDM [Plano Diretor Municipal], não só em altura, mas também o próprio afastamento para com o vizinho", apontou, em declarações aos jornalistas.

O também líder do ADN/Madeira questionou "como é que é possível ter chegado a este volume uma obra que está totalmente fora das regras do PDM", referindo também que foi "retirado o alvará que devia estar afixado".

Nuno Henriques Barroso (ADN) quer fortalecimento do comércio em Leiria

Lusa há 4 dias

O candidato à presidência da Câmara de Leiria da Alternativa Democrática Nacional (ADN), Nuno Henriques Barroso, defendeu hoje o fortalecimento do comércio e a dinamização de atividades para o promover.

"O comércio tem de ser fortalecido, o comércio local é muito importante para a economia, não só o comércio local, mas também a dinamização de atividades que promovam depois a aproximação com o comércio", afirmou à agência Lusa Nuno Henriques Barroso.

Na feira de Leiria, no dia em que arrancou a campanha eleitoral para as autárquicas de 12 de outubro, um gaiteiro abriu caminho à comitiva do ADN, com o candidato a repetir "Olha a campanha eleitoral" e "Olha o 'panfletozinho'", desejando aos comerciantes "tudo a correr bem".

Nuno Henriques Barroso distribuiu canetas e panfletos, nos quais o destaque é "Em Leiria nada nos vai escapar!" e onde constam as prioridades do ADN.

PSD/CDS: José Alves quer acabar com 4 anos de desilusão em Castelo Branco

Lusa há 4 dias

O candidato da coligação PSD/CDS-PP, que tem o apoio do Movimento Independente - Sempre à Câmara de Castelo Branco, apelou hoje ao voto dos albicastrenses para acabar com quatro anos de desilusão do mandato do atual presidente da Câmara.

"As coisas não podem nascer de uma ilusão e depois cria-se uma desilusão. Aliás, foram quatro anos de desilusão. Foi isto que o atual presidente da Câmara [Leopoldo Rodrigues] fez", afirmou o candidato do Sempre Por Todos, a coligação do PSD/CDS-PP que conta com o apoio do Movimento Independente - Sempre.

José Augusto Alves optou por iniciar a campanha eleitoral na Cruz do Montalvão, um dos bairros mais icónicos e antigos de Castelo Branco, para dizer que não basta requalificar.

"Este é um bairro que necessita de algumas prioridades, como seja a regulação do trânsito. Quando se faz a requalificação, tem de se pensar também na regularização do trânsito", disse.

Nuno Violante (CDU) critica aposta no grande comércio em Leiria

Lusa há 4 dias

O candidato da CDU à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas, Nuno Violante, criticou hoje a aposta no grande negócio, com consequências para os pequenos produtores e comerciantes.

"Achamos que o desenvolvimento do concelho depende também dos pequenos produtores e a falta de investimento no regadio de Santa Eufémia, por exemplo, ou mesmo nos campos do Lis, estão a afetar estas pessoas, juntamente com a aposta e o constante apoio ao grande negócio e às grandes superfícies, que afetam também os pequenos comerciantes da cidade", disse à agência Lusa Nuno Violante.

À margem da primeira ação de campanha da CDU (coligação que junta os partidos Comunista e Ecologista Os Verdes), no mercado municipal, o candidato referiu que o concelho tem "dezenas de milhares de pequenas e médias empresas, muitas delas ligadas ao pequeno comércio, que estão a ser deixadas 'ao abandono' por várias razões".

Para o cabeça de lista, "a aposta no grande comércio" é um facto "evidente em Leiria", notando que basta uma grande cadeia de hipermercados dizer que quer "um novo terreno, um novo edifício e ele surge a uma enorme velocidade".

"Por outro lado, isto associa-se a outras questões, como é o urbanismo e, quando estamos a tirar as pessoas da cidade, muito por culpa do preço da habitação e das rendas, é mais do que evidente que o pequeno comércio se vai ressentir", alertou.

Comissão de inquérito sobre INEM suspensa até às eleições autárquicas

Lusa há 4 dias

O Parlamento aprovou hoje, com a oposição do Chega, uma resolução para a suspensão do prazo de funcionamento da Comissão de Inquérito ao Instituto Nacional de Emergência Médica, (INEM) até 12 de outubro.

A resolução apresentada pelo presidente da Assembleia da República, que suspende o prazo de funcionamento desta comissão a partir de quarta-feira, apesar do voto contra do Chega, foi aprovada por todas as restantes bancadas.

Em 11 de julho, a Assembleia da República aprovou a criação de uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades políticas e de gestão do INEM nos últimos anos, na sequência de uma proposta apresentada pela bancada da Iniciativa Liberal (IL).

Aprovação da Lei dos Estrangeiros? "Tenho uma expetativa muito positiva"

Natacha Nunes Costa há 4 dias

Luís Montenegro, marcou presença em Cascais esta manhã, onde arrancou a campanha do Partido Social Democrata (PSD). Apesar de em causa estarem as autárquicas, Montenegro foi questionado acerca de um assunto de Governo, minutos após o Chega e o Executivo terem, no Parlamento, chegado a um acordo sobre a lei de estrangeiros.

Luís Montenegro não quis confirmar o acordo entre o PSD e o Chega sobre esta lei, questionando até os jornalistas sobre as suas perguntas. Para o Chefe do Executivo, estes profissionais "preocupam-se demasiado com outras questões que são laterais".

Montenegro realçou que ainda não se sabe se a lei "vai passar ou não", no entanto, admite ter "uma expetativa muito positiva" quanto ao desfecho da votação.

 

Autárquicas. "Interferência" das câmaras na cultura "ainda subsiste"

Lusa há 4 dias

A "interferência" dos executivos municipais na esfera da produção e da programação culturais "ainda subsiste", constata o professor e investigador Rui Matoso, referindo a existência de "uma monocultura", característica "de um regime oficial".

Coordenador do 'Caderno de Políticas Autárquicas' - que hoje servirá de mote ao debate sobre políticas culturais agendado para os Jardins do Bombarda, em Lisboa, a propósito das autárquicas de 12 de outubro -, o docente na Escola Superior de Artes e Design defende, em entrevista à Lusa, que "a governança municipal, os executivos municipais devem retirar-se desse lugar de protagonismo de programador e produtor cultural".

Autárquicas.

Autárquicas. "Interferência" das câmaras na cultura "ainda subsiste"

A "interferência" dos executivos municipais na esfera da produção e da programação culturais "ainda subsiste", constata o professor e investigador Rui Matoso, referindo a existência de "uma monocultura", característica "de um regime oficial".

Lusa | 09:00 - 30/09/2025

Quer votar antecipadamente nas Autárquicas? Saiba como (e o que fazer)

Maria Gouveia há 4 dias

As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de outubro, altura em que os cidadãos portugueses deslocar-se-ão às urnas para votar. No entanto, é necessário saber que se quiser votar antecipadamente, os moldes são diferentes das eleições legislativas, europeias e presidenciais.

A Comissão Nacional de Eleições explica que, entre os dias 2 e 7 de outubro, o eleitor deverá dirigir-se ao presidente da Câmara do munícipio onde está recenseado e, desta forma, manifestar o seu interesse em exercer antecipadamente o direito de voto, devendo apresentar o documento de identificação civil e um documento comprovativo do impedimento invocado assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro.

Todas as restantes informações podem ser consultadas aqui.

Eleições vão mudar muitos dirigentes e repor 302 freguesias. O que saber?

Lusa há 4 dias

As eleições autárquicas de 12 de outubro, cuja campanha eleitoral começa hoje, vão alterar os dirigentes de grande número de autarquias, por chegarem ao limite de mandatos permitidos, além de reporem 302 das freguesias que foram agregadas em 2013.

Entre eleitores, câmaras municipais, plenários e mais, saiba aqui os principais dados a ter em conta.

Campanha eleitoral para as Autárquicas começa hoje oficialmente

Lusa há 4 dias

A campanha oficial para as eleições autárquicas, que se realizam em 12 de outubro, começa hoje para 817 grupos de cidadãos e forças políticas, que candidataram mais de 12.860 listas a autarquias de todo o país.

Segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha decorre até 10 de outubro, sexta-feira que antecede o dia eleitoral.

Os dados provisórios da CNE estimam que se candidatam nestas autárquicas 817 forças políticas e movimentos, dos quais 618 são candidaturas de grupos de cidadãos eleitores, 181 candidaturas de diferentes coligações partidárias e ainda de 18 partidos políticos.

Saiba mais aqui.

Início de acompanhamento

Ana Teresa Banha há 4 dias

Boa tarde! Começamos aqui o acompanhamento AO MINUTO da campanha para as eleições autárquicas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10