Procurar

Da "bolha" à "grande desumanidade". PS e PCP respondem a Montenegro

O líder do PSD e também primeiro-ministro afirmou que houve um "ressurgimento de bairros de lata e de barracas" nos "municípios geridos pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista".

Da "bolha" à "grande desumanidade". PS e PCP respondem a Montenegro

© FLICKR PSD

Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa
30/09/2025 19:13 ‧ há 1 dia por Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa

Política

Eleições

O primeiro dia de campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, que arrancou esta terça-feira, centrou-se, sobretudo, na crise da habitação. O líder do PSD, Luís Montenegro, sublinhou que houve um "ressurgimento de bairros de lata e de barracas" nos "municípios geridos pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista". E os partidos não demoraram a reagir.

 

As declarações do também primeiro-ministro surgiram no âmbito de um almoço com todos os autarcas do distrito de Lisboa, a que só faltaram os independentes Isaltino Morais (Oeiras) e Sérgio Galvão (Torres Vedras). 

"Estas candidaturas que nós aqui temos não são dos que ficam a olhar e observar o renascimento de núcleos de barracas. Não há que ter problemas de falar nas palavras como elas são: de barracas, de bairros de lata", afirmou Luís Montenegro.

"Voltaram devagarinho, aqui e ali, nesta margem e naquela do lado lá, a ressurgir, sobretudo - tem que se dizer também - em câmaras governadas pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista. É muito curioso observar que este novo movimento de ressurgimento de bairros de lata e de barracas aconteceu em municípios geridos pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista", acusou.

Barracas?

Barracas? "Curioso que ressurgimento aconteceu em municípios do PS e PCP"

O líder do PSD afirmou hoje que as barracas e bairros de lata têm ressurgido sobretudo em autarquias socialistas e comunistas, defendendo que os presidentes de câmara sociais-democratas "não ficam a olhar" para este problema.

Lusa | 15:06 - 30/09/2025

PS acusa Montenegro de "grande desumanidade" (e deixa questão)

Em resposta às declarações, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou o primeiro-ministro de "grande desumanidade" e questionou se sabe que estas estão a nascer maioritariamente dentro dos terrenos do Estado.

"Entendi ser uma declaração, como, aliás, já é costume, de uma grande desumanidade, porque o doutor Luís Montenegro devia saber que as pessoas que saíram de Lisboa, muitas delas por falta de resposta habitacional, por falta de condições de vida, aumentou o número de sem-abrigo e muitos procuraram nas periferias de Lisboa a resposta, que é uma resposta com muita indignidade", respondeu José Luís Carneiro aos jornalistas no final da primeira ação de campanha no dia, em Faro.

Na opinião do secretário-geral do PS, esta situação deveria "interpelar o primeiro-ministro do país para responder aos cidadãos sobre aquilo que está a fazer para responder à habitação".

"Já agora faço uma pergunta que gostava que o doutor Luís Montenegro pudesse responder: o doutor Luís Montenegro, por acaso, tem consciência de que uma parte onde mais barracas estão a nascer é dentro dos terrenos do Estado e do Instituto de Habitação", questionou.

Segundo Carneiro, se o primeiro-ministro não tem conhecimento desta situação "deve visitar e deve perguntar" o que está o Ministério das Infraestruturas "a fazer para responder a um problema grave do ponto de vista social".

"Mais barracas"? Montenegro "sabe que nascem nos terrenos do Estado?"

O líder do PS acusou hoje o primeiro-ministro de "grande desumanidade" nas declarações sobre o maior ressurgimento de barracas em autarquias socialistas e comunistas, questionando se sabe que estas estão a nascer maioritariamente dentro dos terrenos do Estado.

Lusa | 18:15 - 30/09/2025

"O primeiro-ministro vive numa bolha. Cada tiro, cada melro"

Já o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considerou que Montenegro "vive numa bolha" e recordou que o concelho de Almada tem "duas mil habitações degradadas" em territórios do Governo.

"O senhor primeiro-ministro vive numa bolha. Custa-me dizer isto, mas é cada tiro, cada melro", começou por referir Paulo Raimundo, em declarações aos jornalistas, no Porto, após ser questionado sobre as declarações de Luís Montenegro.

"Há duas mil barracas, duas mil habitações degradadas, em território do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), neste caso em Almada", e o IHRU é uma responsabilidade direta do Governo", acrescentou.

Paulo Raimundo sublinhou, ainda, que "se há autarquia onde infelizmente o número de pessoas que vive em condições indignas identificas é em Lisboa", onde há "11.500 agregados familiares que vivem em condições indignas".

Mais barracas em autarquias PCP e PS?

Mais barracas em autarquias PCP e PS? "Primeiro-ministro vive numa bolha"

Paulo Raimundo recordou que o concelho de Almada tem "duas mil habitações degradadas" em territórios do IHRU, que é "responsabilidade direta do Governo", após Montenegro ter afirmado que há "mais barracas" em autarquias do PCP e do PS.

Márcia Guímaro Rodrigues | 18:49 - 30/09/2025

[Notícia atualizada às 19h24]

Leia Também: Mais barracas em autarquias PCP e PS? "Primeiro-ministro vive numa bolha"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10