Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Buscas na câmara? "Marca negativa da gestão", diz PSD/Paços de Ferreira

O PSD de Paços de Ferreira considerou hoje que as buscas policiais realizadas à autarquia local, na sexta-feira, constituem uma marca negativa da gestão PS do município.

Buscas na câmara? "Marca negativa da gestão", diz PSD/Paços de Ferreira
Notícias ao Minuto

18:13 - 25/03/24 por Lusa

Política PSD

"Sem um conhecimento claro dos limites e objetivos desta operação, o PSD de Paços de Ferreira vê este acontecimento como uma marca muito negativa da gestão socialista do município", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Os social-democratas, que são oposição naquele concelho do distrito do Porto, dizem reiterar uma posição crítica em relação ao processo de requalificação da estação de tratamento de águas residuais de Arreigada.

As buscas policiais realizadas na sexta-feira, segundo as autoridades, estiveram relacionadas com a poluição no rio Ferreira.

As buscas incluíram recolha de documentação e foram realizadas por militares da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), em articulação com a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Por seu turno, aquela autarquia lamentou, também em comunicado, a "forma inusitada" como decorreram as buscas policiais.

"Não podemos deixar de lamentar a forma inusitada como que decorreu a recolha de documentação e o alarme social causado", referiu o município.

A autarquia considerou ter agido neste processo de forma absolutamente transparente, reafirmando o "empenho dos serviços municipais em resolver o problema da poluição do rio Ferreira".

Segundo a autarquia, nessa operação foi prestada toda a colaboração por parte da câmara.

Contudo, para o PSD, com a atual situação confirmaram-se as preocupações que aquele partido tem manifestado, ao criticar o investimento de cinco milhões de euros que resultou numa capacidade de tratamento de águas residuais "significativamente inferior à existente antes da intervenção".

A remodelação da atual estação de tratamento, concluída em 2020, num investimento de 5,1 milhões de euros, não correspondeu às necessidades, o que obrigou o município a ponderar a construção de raiz de uma ETAR.

No dia 19 de fevereiro, a autarquia de Paços de Ferreira tinha anunciado, em conferência de imprensa, que vai construir uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR), em Arreigada, num investimento que pode chegar aos 22 milhões de euros, para resolver definitivamente os problemas do equipamento existente.

Nesse dia, foi também revelado que a Câmara tinha avançado com uma ação judicial contra o projetista, o empreiteiro e o produtor da tecnologia que esteve na base da empreitada de remodelação da atual ETAR, "para apurar responsabilidades sobre essa intervenção".

Para o PSD, a situação atual evidencia a "incapacidade da atual maioria socialista em gerir recursos e expectativas".

A concelhia lamenta que ao longo do processo de investimento de mais de 5 milhões de euros na ETAR, a maioria socialista "não tenha tido a humildade de assumir as suas responsabilidades políticas".

Há décadas que há queixas de juntas de freguesia, incluindo do vizinho concelho de Paredes, e de moradores de várias localidades a jusante da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Arreigada, junto ao rio Ferreira, com a observação recorrente de peixes mortos, maus cheiros e espuma no leito e margens.

Leia Também: PS/Açores preocupado com "tremendo retrocesso" no transporte aéreo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório